10 coisas que o líder deveria dizer e 10 coisas que o líder jamais deveria dizer

Você já se colocou no lugar do seu líder? Ou você está na posição de líder e sente que precisa aprimorar suas habilidades para poder conduzir a sua equipe para um nível maior de maturidade e desenvolvimento?

Liderar não é uma capacidade nata: trata-se de um exercício que exige autoconhecimento e constante aprimoramento de habilidades e competências. A tarefa de liderar possui obstáculos naturais que aumentam de tamanho com as novas formas de trabalho e as expectativas dos funcionários, clientes e novos Provimentos que nunca param de crescer.

Existem pessoas que já nascem com uma predisposição para inspirar, persuadir e liderar com legitimidade. Pessoas que carregam uma conduta natural de influenciar os outros a tomar decisões, agir e sair da acomodação e que não tem nenhuma dificuldade de conduzir conversas difíceis. Essas pessoas são capazes de, como num passe de mágica, organizar locais, direcionar pessoas, resolver problemas e levar profissionais ao engajamento, produtividade e ao atingimento de metas apenas por meio de uma simples conversa. Será que essas pessoas nasceram com um gene diferente ou simplesmente desviam de obstáculos e procuram ter uma atitude mais positiva diante da equipe?

Especialmente nos cartórios, onde pessoas são desenvolvidas e promovidos à liderança pelo seu conhecimento jurídico e tempo de trabalho e confiança do titular, é preciso se abrir para novos conhecimentos de gestão de pessoas para atingir bons resultados em equipe e você pode conhecer alguns obstáculos para começar a desviá-los imediatamente.

Partindo do princípio de que as ações dos líderes têm um efeito direto na cultura da organização, ou seja, influenciam o engajamento, o ambiente, a atmosfera do cartório, o comportamento dos funcionários e até mesmo os limites dos seus clientes, e que a postura do líder ajuda a moldar seus liderados, trazemos dicas para ajudar os líderes e futuros líderes a se comunicarem melhor com suas equipes desviando de alguns bloqueios que podem comprometer suas metas.

 

Essas dicas são para você, líder de cartório ou funcionário que quer ser promovido a um cargo de liderança. Esperamos que você possa sempre construir um bom clima e desenvolver equipes conscientes e responsáveis pelo seu trabalho e crescimento.

 

10 frases que o líder deve dizer para a sua equipe:

  1. Eu preciso de pessoas que tragam soluções e não dúvidas e anseios. Como posso ajudá-los nesse processo?
  2. Posso orientá-los pela minha experiência própria, mas preciso que você também estude os provimentos para que possamos debater e construir soluções para os desafios do seu trabalho.
  3. Nem sempre eu fui elogiado ou facilitaram para mim, então não espere que eu adivinhe o que você precisa para se motivar ou te entregue o mapa da sua realização profissional. Vamos conversar mais sobre as suas habilidades e atitudes e construir o seu crescimento em equipe.
  4. Eu não tenho todas as respostas. Vou estudar o processo e voltaremos a conversar. Mas o que você acha que poderia ser feito?
  5. Ao invés de perguntar sempre a mesma coisa, quem sabe você estuda e traz opções para que eu tome decisões com você e o restante da equipe. Assim todos aprendem e reduzimos o índice de erros.
  6. Seu crescimento depende da sua segurança e disciplina. É assim que você se torna estratégico na equipe e demonstra a relação custo-benefício do seu cargo. É aí que poderei defender o seu aumento.
  7. Não posso ser responsável pelas suas escolhas. Não posso te dar um aumento simplesmente porque você gasta mais do que ganha. O que você tem feito para crescer na sua carreira? Como posso te ajudar neste processo?
  8. Não transfira para mim a responsabilidade das duas ações, pois sempre vou priorizar o melhor para a instituição.
  9. Peça minha orientação antes de se comprometer financeiramente. É prudente fazer uma autoavaliação sincera sobre o seu desempenho e comprometimento no trabalho antes de assumir um compromisso financeiro para que você não tenha problemas e transfira a responsabilidade para o cartório.
  10. O seu comportamento e relacionamento em equipe é tão eficiente quanto a sua produção? Você tem dado o exemplo no seu setor para que a promoção que você almeja seja coerente para o restante dos funcionários?

10 dicas do que não dizer para a sua equipe:

 

  1. Aqui nós não misturarmos o pessoal com o profissional.

Você não quer desenvolver robôs que também não se importem com o cliente ou os outros colegas. Sente para uma conversa madura com o seu funcionário e lembre-se que um atendimento acolhedor parte de um funcionário que está bem com as suas emoções.

  1. Quem é você para me dizer que isso está errado?

Ouça o que ele está trazendo e procure entender a causa raiz dos problemas apontados pelo funcionário, pois isso pode ajudá-lo a melhorar os processos dos outros setores do cartório.

  1. Se eu estou neste cargo, quem manda sou eu.

Não tem frase mais eficiente para gerar o descomprometimento na equipe.

  1. Isso não é minha obrigação, eu te pago para fazer isso.

Pode ser verdade, mas se o funcionário não está dando conta do seu trabalho ou não tem conhecimento para executar as suas tarefas, isso é sim um problema do líder.

  1. Eu não tenho que te dar explicações.

Se você é o líder você tem sim que dar explicações. Você não precisa explicar tudo, mas deve posicionar-se diante dos funcionários para dizer que você está estudando o assunto para tomar a melhor decisão. Isso ameniza a carga e o clima negativo em equipe. Você pode e deve tratar assuntos com transparência sempre trazendo a ideia de que você trabalha pelo melhor resultado da instituição.

  1. Eu sou o chefe, faça o que eu mando.

Sente-se e escute a opinião do funcionário. Ele pode estar trazendo pontos de vista que você não tem sobre o trabalho e o comportamento da equipe. Finalize dizendo que você estudará a melhor solução para todos e retornará com novas orientações.

  1. É mais rápido eu fazer do que te ensinar.

Isso limita o crescimento do funcionário, da equipe e te mantem sempre com acúmulo de trabalho, fazendo tarefas operacionais e não estratégicas. Tire um tempo para ensinar e acompanhar as pessoas.

  1. Se você não gosta, pode ir embora. Acharei alguém que faça isso.

Você sabe que isto está cada vez mais difícil. Invista no desenvolvimento da sua equipe se você perceber valores de comprometimento e vontade de aprender. Você também já foi jovem e sabe que o ponto de vista é diferente.

  1. Isso é culpa toda sua.

O melhor é lamentar o erro e questionar o funcionário sobre o porquê desse erro. Foque na solução imediata e sempre faça uma reunião para analisar com o funcionário e com a equipe o motivo de erros como esse, criando um ambiente harmônico com foco em soluções e não acusações. Faça mais perguntas até que todos concluam a causa raiz do problema e se sintam confiantes em propor soluções. Lembre-se, você também erra e já errou muito para chegar até aqui.

  1. Eu não tenho tempo para isso.

Experimente dizer. É muito urgente? Isso pode esperar? Agora não posso falar sobre isso, mas vamos falar ainda hoje. E retorne para o funcionário no momento que você tiver tempo e atenção plena para agir.

Aplique estas dicas e depois conte-nos como você se saiu! Temos certeza de que com o tempo você vai criar uma cultura muito mais participativa e uma equipe confiante!

 

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