É muito natural que os profissionais de cartório se deparam com o desafio de lidar colegas de trabalho difíceis. A questão é que isso não é um desafio único dos trabalhadores, já que os cartórios também têm muito a perder quando o ambiente de trabalho se torna problemático, porque as pessoas entram em sofrimento, o clima organizacional fica pesado e isso impacta tanto na produtividade, quanto na rotatividade e principalmente na satisfação do cliente.
Para minimizar este problema individual ou coletivamente, vale a pena seguir estas dicas para saber como lidar com os colegas de trabalho difíceis. Então leia o texto com atenção e faça anotações onde você se identifica mais:
- Olhe para si mesmo, praticando a autoanálise
O primeiro conselho para lidar com os colegas de trabalho difíceis envolve o autoconhecimento. Antes mesmo de instaurar um conflito, olhe para dentro e tente entender os seus sentimentos. Questione-se sobre o seguinte:
- Por que este colega te irrita tanto?
- É uma situação mútua, ou apenas você se incomoda com ele? Também ocorre com outros colegas no setor ou no cartório?
- Ele é difícil de lidar porque ele é egoísta, não sabe cooperar, é preguiçoso ou arrogante? Ou se trata de outra coisa? Mas o que? Reflita.
- Será que você fez algo que possa tê-lo desagradado?
Muitas vezes, não gostamos de um indivíduo porque ele nos lembra alguém ou até mesmo porque esse comportamento que ele tem é algo que existe em você e você não se permite ser assim, ou por um trauma, ou por julgamentos e até mesmo pela criação rígida dos seus pais.
Pode ser também que o comportamento da pessoa só reflita alguma ação prévia – como uma atitude rude – que tivemos com ela. Por isso, é importantíssimo se autoavaliar a fim de manter o controle.
Você não pode garantir a mudança dos colegas de trabalho que não são fáceis de lidar, mas pode controlar a si mesmo reconhecendo onde essa pessoa te aciona e compreendendo os seus sentimentos em relação a tudo isso.
- Mantenha-se positivo no trabalho
Ninguém tem o direito de comprometer o seu estado de ânimo e a saúde mental. Por isso, concentre-se nas coisas positivas ao invés de ficar se preocupando, a todo o momento, com quem não é fácil de lidar.
Canalize as suas emoções, use técnicas de relaxamento e seja grato por aquilo que é bom, tirando o foco do que não está legal. Ver o lado vantajoso das coisas será de extrema importância para ser mais feliz no trabalho e vencer os desafios quando estiver lidando com colegas de trabalho difíceis. Compartilhe a sua vida profissional com colegas igualmente edificantes e que te colocam para frente (e não o contrário). Tudo tende a mudar!
- Evite levar as coisas para o lado pessoal
Nem tudo é sobre você. Às vezes, as pessoas se comportam mal e são difíceis de lidar porque enfrentam os seus próprios desafios internos – e é preciso ter tal consciência para sofrer e se preocupar menos e saber como lidar com os colegas de trabalho difíceis.
Preocupe-se de verdade e tome atitudes secundárias apenas quando a situação estiver comprometendo a sua atuação profissional ou saúde mental – interferindo em resultados reais. Se este não for o caso, não leve tais problemas para casa e os ignore o tanto quanto possível. Ficar falando desta pessoa na sua casa ou com outros colegas de trabalho só vai colocar mais lenha na fogueira. Desligue e procure ficar neutro. Na maioria dos casos, as atitudes de pessoas difíceis não são sua culpa – e elas não devem ocupar o espaço da sua paz.
- Opte pela clareza e estabeleça limites com tais colegas
Caso tenha se encontrado tentando saber como lidar com os colegas de trabalho difíceis, você já pode ter se deparado com a dificuldade de focar no seu trabalho, sendo importunado, constantemente, por este mesmo colega. Embora nem todas as pessoas difíceis tenham o mesmo comportamento, pode ser que justo o seu colega fique conversando no meio do experiente, tenha comportamentos inadequados com os outros colegas e clientes, fique reclamando ou bufando alto para chamar a sua atenção, fale da sua vida pessoal ou que fique pedindo favores a todo o momento.
Nestes casos, é preciso apelar pela clareza e estabelecer limites – sem perder o respeito, lógico. Quando ele vier até você, peça desculpas e diga que você tem muitos afazeres a cumprir agora e que prefere focar nas coisas positivas da vida e do seu trabalho. Se for o caso (e se for do seu desejo), pergunte se vocês não podem discutir isso em outro momento.
O importante é que você foque no seu trabalho, coloque barreiras e saiba dizer “não”, ainda que educadamente, sempre que houver necessidade.
- Preserve a sua intimidade o tanto quanto possível
No âmbito profissional, é mais que bem-vindo se atentar a esta dica: preserve a sua intimidade – sobretudo quando estiver enfrentando colegas de trabalho complicados. Ainda que seja totalmente possível fazer bons amigos no local de trabalho, evite expor os problemas, seus anseios, relacionamentos ou os acontecimentos pessoais de sua vida. Afinal de contas, isto abre portas para julgamentos e até mesmo conflitos – o que pode ser totalmente evitado quando você já sabe que tem que lidar com pessoas difíceis. Evite interagir com esses colegas difíceis nas redes sociais privadas e nunca mande recadinhos com as suas postagens. Quando o embate mistura o lado pessoal e profissional, as coisas podem ficar difíceis de controlar – tenha sempre em mente!
- Evite as interações com os colegas de trabalho difíceis
Quando se torna difícil trabalhar com alguém, a atitude bem-vinda é não interagir com esta pessoa além do requerido pelo profissional – a menos que seja realmente necessário, claro. Fuja de interações extras, saindo para almoçar no intervalo, por exemplo, e limitando a quantidade de tempo que você compartilha com este colega.
Buscar estar rodeado de colegas otimistas e que inspiram felicidade fará muito melhor para si a curto, médio e longo prazo. Assim, trace limitações e vise minimizar a ansiedade e o estresse gerados pela convivência com tal colega de trabalho.
- Opte pela neutralidade no ambiente de trabalho e saia das rodas de fofoca
Falar mal dos colegas de trabalho difíceis pode aumentar ainda mais a toxicidade e a problemática no ambiente de trabalho – criando um efeito dominó que parece não ter fim. Portanto, uma das maiores dicas de como lidar com os colegas de trabalho difíceis consiste em ser neutro e não compartilhar as suas opiniões em grupo – como em uma roda de fofoca típica de escritório.
Se os demais colaboradores estiverem falando mal daquela pessoa, guarde as suas opiniões para si, não fomente! Tente se afastar e direcione a sua energia em prol de um ambiente de trabalho positivo e da sua própria função – já que isso soma não apenas para a colaboração, como também para a sua saúde mental.
- Aceite e respeite que cada um tem um ponto de vista
Certas pessoas já são difíceis de lidar por natureza, mas quando você tem a ciência de que cada ser humano tem o seu jeito de ser e a sua visão de mundo, fica mais fácil conviver em grupo. Para minimizar as problemáticas, reduza os conflitos aceitando as diferenças e sempre preze pelo respeito. Se as opiniões forem conflitantes, tente não discutir muito a respeito — sobretudo se sentir que a conversa não vai a lugar nenhum.
Lembre-se que todos os dias a vida te oferece duas opções: o caminho do conflito e o caminho da harmonia. Observe onde as situações vão te levar e escolha prioritariamente o caminho da paz e da harmonia. Não entre em conflitos.
Aja com profissionalismo, tente compreender o outro, aceite os demais pontos de vista e se prepare para seguir uma jornada de lidar com os colegas de trabalho difíceis de forma mais construtiva. Fará bem para ambos os lados – experimente o quanto antes!
- Tenha maturidade e desenvolva a sua inteligência emocional
Ainda que você esteja lidando com colegas de trabalho difíceis, não deixe a sua gentileza de lado. Ser uma pessoa melhor a cada dia, agindo profissionalmente apesar das dificuldades, trará mais maturidade e inteligência emocional.
Mostre que você é capaz de se comunicar com eficiência, tente construir relacionamentos empáticos e resolva os conflitos – e continue tratando os outros como gostaria de receber tratamento. Você se sentirá mais saudável e relaxado mentalmente, e ainda contribuirá para atingir um ambiente de trabalho mais benéfico para todos. Lembre-se: se os outros não mudam, faça a parte e atinja o equilíbrio por si mesmo!
- Se necessário, converse sobre a situação com o seu líder
Mesmo com todas as dicas, você não está sabendo como lidar com os colegas de trabalho difíceis e sente que a situação já está passando dos limites? Uma excelente alternativa é sentar-se para conversar com o líder. Uma vez que o seu trabalho esteja sendo impactado negativamente, ou alguma política do cartório esteja sendo descumprida, relate o comportamento ao seu chefe. No entanto, não chegue expondo críticas – é um dos segredos para lidar com os colegas de trabalho difíceis.
Se possível, documente as atitudes negativas e chegue com provas concretas do que está ocorrendo – ao invés de, simplesmente, reclamar sem fundamentos.
Ainda, no desafio de como lidar com os colegas de trabalho difíceis, peça orientações a outro colega e discutam sobre maneiras de falar com os superiores sobre o incidente, sem criticar, necessariamente, a pessoa. Sem dúvidas, será muito mais válido para colher bons resultados!
Conviver em grupo não é uma tarefa fácil, mas é crucial para atingir o sucesso no cartório. Diante deste desafio, é comum que apareçam alguns colegas de trabalho peculiares e nem tão fáceis assim de lidar, pois todos viemos de famílias diferentes e com valores diferentes. Alguns colegas podem ser grosseiros e arrogantes, outros não sabem trabalhar em conjunto, e há aqueles que até se mostram queridos – mas que deixam o ambiente tóxico, fofocando sobre os outros a todo o momento. Procure saber quem são essas pessoas e seja gentil, mas não crie vínculos nem positivos e nem negativos com essas pessoas. Mais uma vez, respeite e seja neutro, para que essa pessoa não invade a sua vida e a sua paz.
Compreender como lidar com os colegas de trabalho difíceis é a chave para se manter firme, decolar a sua carreira e ter equilíbrio no trabalho e na vida pessoal apesar das dificuldades.