7 dicas para ter felicidade ao trabalhar no Cartório

Quer seja pelo atendimento a clientes difíceis, seja por causa da complexidade e atualização constante dos provimentos, pelas tarefas cansativas ou por causa do excesso de trabalho, trabalhar no Cartório é mesmo desafiador e muitas vezes se torna mais uma obrigação do que algo que queremos fazer.

Mas as pessoas passam em média 90 mil horas de vida no trabalho, então faz sentido tentar gostar deste tempo, ser feliz e se desenvolver em todos os sentidos nesse tempo de vida, especialmente nos seus relacionamentos e na sua forma de sentir o trabalho.

Então, que pode ser feito para tornar o trabalho mais feliz e reduzir o estresse?

  1. Seja ativo

Atividades físicas não farão com que seus problemas ou estresse desapareçam, mas reduzirão sua intensidade emocional e lhe darão espaço mental para resolver problemas – além de mantê-lo em forma física.

Concentrar a sua mente numa atividade física coloca o seu cérebro no neutro e permite que você abra espaço para boas reflexões. Funciona como uma meditação.

Pesquisas mostram consistentemente os benefícios positivos do exercício, então por que não reservar um tempo para alguma atividade física? Vá andando para o trabalho de vez em quando. Mude a rotina com uma bela caminhada no almoço. Desça do ônibus um ponto antes ou um depois.

  1. Conecte-se com as pessoas

Ter bons relacionamentos com as pessoas é algo que está no topo da maioria das escalas de felicidade.

Contar com uma boa rede de apoio de amigos e familiares pode minimizar seus problemas de trabalho e ajudá-lo a ver as coisas de maneira diferente. Seus amigos e familiares podem ter outro ponto de vista sobre o que você está vivendo e te ajudar a aprimorar a sua relação com o trabalho.

Por outro lado, ajudar colegas de trabalho e clientes do cartório com o seu conhecimento, suas habilidades e atitudes proativas também pode aumentar sua autoestima, seu amor-próprio e criar em você mesmo um senso de propósito, essencial para seu bem-estar e satisfação pelo sentido do seu trabalho.

Seja uma boa companhia.

  1. Aprenda novas habilidades. Gere movimentos

Manter-se “cognitivamente ativo” é fundamental para o seu bem-estar emocional, mental e pode lhe abrir oportunidades em termos de desenvolvimento de sua carreira. Portanto, tente continuar aprendendo – faça cursos e fale sobre o que você aprendeu com seus colegas e líderes.

Desta forma você não só vai estar crescendo intelectualmente, como vai estar ampliando o seu magnetismo e a sua reputação profissional.

  1. Esteja presente de corpo e alma

Você certamente verá pequenos milagres no seu dia a dia se estiver atento a tudo o que acontece ao seu redor. Sempre falo de estar no cartório ou onde você estiver com o corpo e com a alma. Aproveite o presente e você o apreciará mais.

Isso não significa necessariamente passar horas meditando. Viver o momento é mais sobre trazer seu cérebro de volta para o agora e não deixar o seu pensamento solto enquanto você trabalha como um robô.

Uma abordagem mais consciente da vida é algo que você pode praticar a qualquer hora do dia, trata-se apenas de estar atento, perceber o que está ao seu redor – as imagens, sons, cheiros. Você pode fazer isso enquanto caminha, enquanto se exercita e até mesmo em uma reunião de trabalho.

  1. Lembre-se que você não é escravo. Você decide sobre a sua vida

Aceite que existem coisas no trabalho ou na vida que você não pode mudar e concentre-se nas coisas sobre as quais você pode agir. Lembre-se de se sentir grato pelos aspectos positivos da sua vida e pelo seu trabalho, mesmo nos momentos em que as coisas não vão bem. Afinal, seu trabalho moldou o profissional que você é até aqui. Então não reclame. Aja!

Se seu trabalho está deveras estressante e você estiver em dúvida, quero te dizer que você pode escolher sair a qualquer momento, mas jamais deve jogar contra! Assim como você aceitou esse emprego um dia, você pode dizer não a qualquer momento. Então não jogue a culpa nos seus colegas, no seu chefe, na sua família e no fato de estar dependente de dinheiro. Assuma o governo da sua vida.

Inclusive, se alguma decisão sua for baseada no dinheiro em detrimento da sua felicidade, você precisa revisar a sua relação com o dinheiro.

Então fique com a dica: você não é escravo do dinheiro, você deve tomar as decisões e saber ser um líder responsável para o seu dinheiro.

E se você está contrariado com o seu trabalho e as condições que ele oferece, assuma o seu poder de decisão e mude, mas não fique reclamando.

  1. Diga não para as besteiras da sua vida

Se você não quer que a “besta” tome conta do seu trabalho, da sua saúde, do seu dinheiro e da sua vida, evite consumir besteiras. Não ouça besteiras, não fale besteiras, não consuma besteiras, não gaste seu dinheiro com besteiras, não gaste tempo de vida assistindo besteiras.  O que eu quero dizer com isso: procure ter hábitos saudáveis se você quer ser mis feliz. O consumo excessivo de redes sociais, andar em grupos que falam mal dos outros, chutar contra para chamar a atenção do chefe, reclamar, consumir comidas pouco nutritivas, consumir álcool ou café em excesso e até mesmo fumar como estratégia para lidar com o estresse no trabalho provavelmente terá um impacto negativo em sua felicidade, mesmo que pareça fornecer um alívio rápido.

  1. Trabalhe de forma mais inteligente, usando sua energia a seu favor

Priorize sua carga de trabalho durante o horário de expediente e você terá mais tempo disponível para fazer as coisas que você gosta. Aceite que sua caixa de entrada sempre estará cheia, então concentre-se primeiro nas coisas importantes.

Aprenda sobre gestão do tempo para poder organizar a sua rotina.

Lembre-se que a sua palavra tem poder, então se você verbalizar que nunca tem tempo, que está estressado ou que seu trabalho é um caos, pode ter certeza! Assim será!

Então, mesmo que você esteja abaixo de mal tempo, procure organizar a sua agenda e falar repetidamente que o seu trabalho é uma fonte de prosperidade e crescimento para você e para a sua família. Todas as soluções do seu dia a dia vêm para você com facilidade e alegria. Que todo o trabalho será distribuído na sua agenda e será realizado com organização e assertividade. Que você é competente e sempre dá conta de tudo! Observe que a partir de um tempo repetindo estes mantras e observando as dicas anteriores, seu trabalho vai fluir melhor e você vai se sentir uma pessoa mais feliz e realizada.

Quanto mais você assumir o controle de sua vida profissional e conseguir o equilíbrio de que precisa, maior a probabilidade de ser mais feliz no trabalho. Você deve priorizar seu bem-estar e tentar reduzir o estresse no trabalho sempre que possível.

Conte com as trilhas da Cartórioflix para aprender mais e gerar a felicidade que você merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações recentes