A ética está sempre em pauta em nossas relações profissionais e no cartório, pela segurança jurídica e a confiança dos clientes no seu trabalho. Observar a ética do negócio é fundamental. O principal aspecto da ética é a transparência, ou seja, a ciência de conduzir suas atividades de forma aberta, verdadeira e visível de tal forma que se alguém perguntar como você realizou um trabalho ou chegou a uma decisão sobre um problema ou questão dentro do cartório, você poderá mostrar as informações e o processo com tranquilidade. Se você não tem paciência para assistir a uma aula toda, então pelo menos anote as 3 frases a seguir:
PRIMEIRO: se o sim for para facilitar a vida do outro e prejudicar a sua vida ou o cartório, então é NÃO.
SEGUNDO: Se você não tem certeza do que é certo ou errado, antes de realizar a ação pergunte-se: eu poderei explicar com detalhes para o meu chefe ou meus pais como eu fiz e porque eu agi de determinada forma sem me sentir constrangido?
E a terceira: o errado é errado mesmo que todos estejam fazendo e o certo é o certo mesmo que ninguém esteja fazendo. Pronto. Você já captou o sentido da ética. Mas vamos desenrolar esse assunto na aula de hoje, porque tem muitas coisas sobre ética que você precisa saber para não tropeçar em alguma pedra na sua jornada profissional.
Para falar de ética eu simplesmente preciso orientar que o seu comportamento como funcionário esteja em conformidade com as normas e leis que regem os cartórios. Você conhece a Consolidação Normativa dos Cartórios? Conhece e aplica o código de conduta do Cartório? Segue as regras estabelecidas pelo seu chefe? Então você trabalha com ética.
O comportamento ético é obrigatório para uma boa reputação, tanto do cartório quanto da sua carreira, aliás, é um fator determinante para a sua continuidade no emprego. A dificuldade é que o comportamento ético nem sempre é muito claro e corremos o risco de encontrar alguns dilemas no dia a dia no nosso trabalho. Tenho uma outra aula que fala de dilemas éticos no cartório. Dá uma conferida.
Debater com clareza o que se faz e o que não se faz no cartório para que todos trabalhem com ética é muito importante, pois um tropeção neste tema pode resultar em graves consequências, que podem colocar em risco até mesmo a delegação do titular do cartório. Ter um código de conduta no cartório que fale das boas práticas é, no mínimo, uma ação para a gestão de riscos e em muitos casos pode mitigar problemas até mesmo nas relações trabalhistas. O código de ética ou conduta do cartório é um conjunto de padrões Morais usados para orientar, tirar conclusões e tomar decisões no dia a dia. Ele estabelece padrões de certo e errado que descrevem o que devemos fazer diante de um dilema, quais são direitos obrigações de funcionários, líderes e clientes. Esses padrões impõem restrições de comportamento, como práticas inadequadas no relacionamento com colegas e clientes, como por exemplo oferecer vantagens para um cliente, dar descontos nos emolumentos para atrair clientes, discriminar um colega ou cliente pela sua raça, roupa, doença, crenças e até mesmo opção sexual, abrir exceções na realização do ato para amigos ou por dinheiro, omitir erros ou disseminar dados pessoais confidenciais dentro do cartório: tudo isso é antiético e não está escrito em lugar nenhum; teoricamente a gente devia vir de casa com esses norteadores, mas nem sempre é assim: então é bom estudar.
Ter um comportamento ético é tão importante pessoalmente como no seu trabalho e eu te garanto: isso tem um impacto significativo na sua prosperidade.
Você já deve saber que eu sou fã de planos de ação e de listas de tarefas para sempre conferir se eu estou com todas as minhas tarefas em dia. Então minha dica é: faça uma lista de verificação para mapear se você está preenchendo todos os requisitos quando se fala de ética no cartório:
Primeiro: você segue as leis e provimentos para trabalhar todos os dias? Certifique-se de entender dessas leis e cumpri-las. Proponha um grupo de estudos no cartório para tirar as dúvidas com o seu líder.
Em segundo lugar, além das leis, existem implicações morais que precisam ser observadas no seu trabalho. Você aprendeu um jeito novo de trabalhar no Cartório. Esse cartório investiu em você e inclusive pagou uma pós-graduação para que você estivesse bem seguro no setor criado. Não existem leis que te proíbam de ir trabalhar num outro cartório. você é livre. Mas seria imoral levar todo o plano de ação daquele setor e fazer contato com todos os clientes para avisar que agora você está em outro cartório, entende? Você não aprendeu sozinho. Você fez parte de uma obra. Não há regras, mas existe um acordo moral firmado entre você e o seu chefe. Vá para o outro emprego com o seu conhecimento, mas não leve as ideias e os clientes.
Terceiro: suas atitudes e ações do dia a dia apoiam os valores, a missão e o propósito do cartório? Por exemplo a missão do Cartório tem como base a excelência no atendimento. Os Valores são respeito, excelência no atendimento, acolhimento, conhecimento, por exemplo. No seu dia a dia você trabalha focado nestes princípios? Você procura entregar no seu trabalho estes valores quando se relaciona com colegas e clientes? Lembre-se que a excelência vai desde a roupa que você escolhe para trabalhar até o seu comportamento. Imagina se você decide viajar para Dubai, que você sabe que é um lugar conservador. Você vai estudar como se vestir, principalmente para entrar naqueles templos, pois você respeita a ética do local e quer estar adequado para o ambiente. Lá, a ética é que as mulheres cubram os seus cabelos ao entrar em algum templo e você, que quer aproveitar tudo e é uma pessoa que respeita os ambientes, vai levar um lenço e roupas adequadas. Estamos juntos? Então você escolheu trabalhar em um cartório e não em uma loja no shopping. Você precisa se vestir de acordo com o ambiente do cartório, transmitindo respeito, segurança e confiabilidade. Uma dica é: conheça os valores do cartório para saber como é a ética do lugar. Mas isso é tema para outro vídeo que também temos no Youtube. Voltando à missão e valores do lugar, Vou te contar uma história para que você possa entender sobre o comportamento ético no cartório e você faz a sua autoavaliação: uma amiga minha foi a uma loja de android pois trocou o seu aparelho de celular e estava com problemas no WhatsApp. Ela estava muito preocupada pois o Whats é uma ferramenta de trabalho para ela. O jovem especialista olhou o aparelho, ouviu a situação, colocou o aparelho no balcão e disse: você perdeu tudo! Dando as costas para a cliente que estava estarrecida. Agora eu te pergunto: se esse jovem tivesse alguém que ele ama muito entre a vida e a morte no hospital e o médico dissesse do auto do seu conhecimento técnico: vai morrer. Como ele se sentiria? Ah Sabrina, não confunda celular com a vida de uma pessoa. Logico que não, mas estou falando de um problema muito importante para aquela mulher e dos problemas importantes que você lida no seu dia a dia e que muito mais do que atender bem, tratar o problema do cliente com o devido respeito é ser ético no trabalho. Como você gostaria e ser tratado: com acolhimento, com delicadeza e empatia em relação ao seu problema ou com desdém e frieza? Como você chamaria aquele médico se ele tivesse sido frio e reto na sua resposta? Totalmente descomprometido com os sentimentos daquela família? Certamente o denunciaria para o conselho de ética. E não é isso que os clientes fazem quando você ou um colega desconsideram o problema do cliente?
Eu espero que esta aula tenha te trazido insights importantes para a sua jornada profissional. Lembre-se procure o código de conduta e os valores do cartório. sente com seu líder e procure entender o que é importante para ele no seu comportamento. Mas para a sua carreira, seja nesse cartório ou em outro lugar, minha dica é: Haja como um profissional excelente e mostre que você está fazendo o possível para resolver as demandas do cliente, mesmo sendo uma situação delicada. Se você já sabe que o serviço não pode ser feito, explique para o cliente as alternativas, aponte soluções paliativas, ligue para outros especialistas e debata sobre o problema, como você espera que um médico faça com a sua saúde ou a de um familiar. Diga para a família: é um caso difícil, mas faremos de tudo o que está ao nosso alcance e dentro da lei para solucionar esta questão, mas serei muito transparente: talvez eu não consiga resolver o seu caso e você terá que seguir pelo seguinte caminho. Eu te garanto que o seu cliente, mesmo diante de uma negativa sua, vai te agradecer pelo se atendimento.
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