Atendimento de excelência: de volta ao básico

Se nos últimos anos você não estava passando um período sabático em alguma galáxia distante, vai concordar que aqui neste planeta estamos passando por um período turbulento, de profundas mudanças e incertezas. Mudanças no mercado, nas relações profissionais e pessoais, na tecnologia, no comportamento dos clientes…
De um cenário volátil, incerto, complexo e ambíguo, passamos para um contexto de um mundo que é frágil, ansioso, não-linear e incompreensível. Entender estes impactos e buscar novas soluções têm nos desafiado cada vez mais a encontrar soluções com mais agilidade para atender às demandas de um novo consumidor, ultra conectado, que busca por conveniência, bem-estar, segurança e, principalmente, por uma experiência humanizada.
 
 
Empresas e profissionais que não acompanham esta transformação, tendem a abrir caminho para uma concorrência que ocupe estes espaços. Para nos mantermos competitivos e diferenciados, precisamos nos adaptar e evoluir.
A tecnologia serve para agilizar e otimizar processos, reduzir distâncias, escalar, e ampliar o alcance de ideias, produtos e serviços. Por isso, compreender e implementar a transformação digital é o melhor caminho para a excelência no atendimento. Será?
 
 
Muito ouvimos falar sobre o encantamento de clientes, sobre a magia e excelência no atendimento, mas tem um “segredo” que faço questão de compartilhar:
Quer ter um atendimento que supere as expectativas do seu cliente? Volte algumas casas e faça o básico. Mas faça isso bem feito.
 
Isso mesmo. Vamos partir do princípio de que pessoas se conectam e compram de pessoas. E é por isso que acredito que quanto mais tecnologia disponível houver, mais serão valorizados os “relacionamentos analógicos”. Atendimento é relacionamento, conexão e sinergia.
E tudo isso é possível por meio de uma boa Experiência de atendimento. Experiência não é sobre o que está acontecendo em si, mas como as pessoas percebem o que está acontecendo, os pensamentos, sentimentos, sensações e memórias, quer sejam positivas ou não. Portanto, é o conjunto de percepções adquiridas pelo cliente (ou potencial cliente), quando interage com nossa empresa, produto ou serviço.
 
 
Não é curioso que a palavra experiência, do latim “experiri” (provar, experimentar) tem o mesmo radical de “periculum” (perigo)? Isso certamente não é por acaso, pois mudar envolve correr riscos e este é o principal motivo pelo qual as pessoas preferem permanecer onde estão (mesmo que não estejam obtendo resultados positivos em sua vida). O problema é que este medo, que também serve para proteger, em excesso, acaba por paralisar. Logo, não ampliam a sua experiência, nem proporcionam melhores experiências para seus clientes.
Mudar velhos modelos pode gerar insegurança, o que leva a recorrermos a antigas fórmulas de atendimento, como se atender fosse atuar em uma peça de teatro, de maneira robótica, por vezes exagerada e pouco original.
Quero convidar você a buscar compreender o que está por trás destas fórmulas prontas (em vez de simplesmente abandoná-las), a se concentrar em o que conecta as pessoas, a mudar o foco no cliente para o foco DO cliente e, principalmente, identificar quais são e como lapidar os seus diferenciais como profissional, pois assim como cada cliente é único, você também é.
 
 
E isso parte de um processo de aprendizado contínuo sobre si e sobre o outro. Tem a ver com autenticidade, em abandonar a ideia preconcebida de quem deveríamos ser e acolher e potencializar quem somos. Por exemplo, aprendemos que precisamos tratar os outros como gostaríamos de sermos tratados. Mas não seria mais eficaz tratar o outro como o outro quer ser tratado, sendo autênticos nesta relação?
 
 
Também não é sobre fazer o cliente se sentir especial. É compreender que o cliente é especial e ponto. Importar-se com o motivo que o faz nos procurar, ou seja, trocar o seu problema por soluções.
Sem clientes, não existem negócios, não existem resultados. Então alcançamos nossos objetivos quando ajudamos cada vez mais pessoas a alcançar os seus. O diferencial de um profissional de atendimento (de qualquer área) cada vez mais está no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais (Hard & Soft Skills), da percepção e adaptação aos diferentes cenários e da sua capacidade de aprender e evoluir continuamente.
 
 
O sucesso é o destino de quem está disposto a explorar seu potencial e crescer pessoal e profissionalmente. Quem tem grandes sonhos e projetos, tende a voar alto, ir mais rápido e chegar mais longe.
 
 
Como você está se preparando para melhorar a experiência do seu cliente, ampliar seus resultados e se destacar em seu negócio ou na sua carreira?
 
 
 
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