Como agir com os funcionários do Cartório em caso de catástrofes?

O recente desastre ambiental que assola o Estado do Rio Grande do Sul é um triste lembrete do poder avassalador da natureza e da necessidade premente de solidariedade e ação rápida. Mas o que todos nós, líderes, podemos aprender com o exemplo que aconteceu no Rio Grande do Sul e há pouco tempo em outros Estados do nosso País? Que quando a situação acontece no nosso quintal a gente precisa de um plano de ação rápido e não pode se calar por medo de não saber o que fazer! Em momentos como esse, os líderes desempenham um papel crucial não apenas na gestão financeira, mas também no apoio aos seus funcionários e nas iniciativas de recuperação local. Nessas horas é muito difícil ser líder, pois todos esperam uma postura proativa e respostas rápidas e infelizmente nem sempre sabemos o que fazer, até porque, também estamos com medo e cheios de dúvidas e incertezas financeiras.

Por isso, criamos um guia sobre como os líderes de cartório podem agir de maneira rápida e responsável diante de catástrofes ambientais como essa.

  1. Priorize a segurança e o bem-estar dos funcionários: Em primeiro lugar, as organizações devem garantir a segurança e o bem-estar de seus funcionários. Saiba que eles estão muito emocionados, alguns até traumatizados e que nesse nível de adrenalina eles podem atacar. Lembre-se que eles esperam algo mais de você do que o seu dinheiro. Eles esperam dos seus líderes uma palavra de conforto que demonstre que eles são importantes para você e para o cartório. Isso vai gerar acolhimento, segurança e confiança. Faça uma ligação para toda a sua equipe para esse simples acolhimento e transmita palavras de esperança. Você não precisa ter todas as respostas, mas pode dizer que juntos e em equipe, todos sairão dessa situação.
  2. Assegure os direitos trabalhistas de todos: Mesmo em situações de crise, é fundamental que os cartórios assegurem os salários conforme o previsto, deem garantia de condições de trabalho seguras e o cumprimento das leis trabalhistas locais. Se parte da sua equipe não pode trabalhar, procure organizar um cronograma de férias para mitigar os impactos para o cartório pela falta de clientes e pessoas sem trabalhar. É muito difícil destinar recursos financeiros nesses momentos, pois por muitas vezes o próprio cartório está passando por desafios por não ter o seu ritmo de atendimento padrão. Por isso, se a houver pedidos de ajuda financeira para reerguer a casa de algum funcionário, inicie oferecendo o adiantamento do 13º salário, para estabelecer regras claras e igualitárias que também não comprometam a saúde financeira do cartório a longo prazo.

Você também pode trazer informações importantes como o saque Calamidade do FGTS apontando vários caminhos para as soluções financeiras dos seus funcionários.

  1. Flexibilidade e apoio aos funcionários afetados: Muitos funcionários podem enfrentar dificuldades adicionais durante e após uma catástrofe ambiental, como dificuldades de transporte, falta de banho, danos à propriedade ou problemas de saúde emocional. Demonstre flexibilidade e crie com a sua equipe uma escala e opções de compensação de horas para que todos possam resolver suas demandas.
  2. Incentive doações responsáveis: Em momentos de crise, é comum que as pessoas queiram ajudar fazendo doações. No entanto, é importante lembrar que nem todas as iniciativas de doação são igualmente eficazes ou seguras. Os cartórios podem orientar seus funcionários e clientes a procurarem meios seguros e idôneos para realizar doações, como organizações de ajuda humanitária reconhecidas pela sua comunidade ou fundos de assistência específicos para a região afetada. Aqui no Rio Grande do Sul, a ANOREG-RS está unindo esforções juntamente com todas as entidades de classe notarial e registral para centralizar as doações e direcioná-las para as cidades mais afetadas.
  3. Engajamento com a comunidade local: Além de apoiar seus próprios funcionários, cartórios também podem desempenhar um papel ativo na recuperação da comunidade local. Isso pode envolver a participação em esforços de limpeza e reconstrução, o fornecimento de recursos materiais, além do apoio a iniciativas de desenvolvimento econômico sustentável.

Em tempos de crise, é essencial que todos – governos, cartórios e indivíduos – se unam em solidariedade e ação para a recuperação e reconstrução das comunidades atingidas o mais rápido possível. Ao agir com empatia, responsabilidade e cooperação, podemos superar até os desafios mais difíceis e emergir mais fortes e solidários.

Lembre-se: por mais desafiadora que seja a situação, existem soluções para tudo. As cidades vão se reerguer, os cartórios vão se reerguer e haverá recursos para todas as situações, assim como houve solução para cada desafio na pandemia.

Não desanime e honre o papel de liderança que você está exercendo. Você não está aí por acaso. Você está neste posto pois tem condições de conduzir o seu grupo. E se você precisar conversar, precisar de um outro olhar para as suas demandas e anseios, nós da Resilience e da Cartórioflix faremos questão de te acolher para uma conversa. Esse é um dos nossos trabalhos voluntários neste momento. Basta entrar em contato através do e-mail: mentoria@resilience.adm.br e agendar o seu horário! Essa é a nossa maneira de contribuir para que você siga firme no seu papel de líder de cartório!

 

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