Como capacitar a sua equipe e criar um programa de treinamento e desenvolvimento para uma cultura de melhoria contínua no seu cartório?

Muito se fala sobre a importância da capacitação no cartório, mas você sabe o que é capacitar seus funcionários de forma estratégica?Hoje o nosso Blog vai te ensinar a criar um Programa de Treinamento e Desenvolvimento para a sua equipe no Cartório!

Existem alguns passos para você estruturar o Programa de Treinamento, a saber:

 

1-Descrever Cargos- A descrição de cargos também é estratégica para o momento da contratação de novos funcionários, pois você precisa olhar para todas as suas expectativas para aquele cargo e função e procurar nos candidatos o máximo de características possível para que o cartório tenha o máximo de aproveitamento daquele perfil profissional.

Além disso, mesmo depois da contratação, quando não se tem uma descrição de cargos clara para cada cargo no cartório, torna-se difícil fazer a integração do novo funcionários pois não se tem um check list claro do que essa pessoa precisa aprender.

 

2-Analisar todas as competências necessárias para realizar bem aquela função- Muitos cartórios se preocupam com o conhecimento técnico dos seus funcionários, mas ainda dão pouca atenção para complementar o programa de capacitação com cursos para desenvolver habilidades (como colocar o conhecimento no dia a dia) e atitudes para ser um bom profissional de cartório. E é aí que a Cartórioflix pode ajudar na gestão do conhecimento! Conheça nossas trilhas de treinamento para cada cargo que oferecem conhecimento básico para cada especialidade de cartório, além de cursos comportamentais (com habilidades e atitudes para colocar o serviço em prática de forma assertiva).

 

 

3- Avaliar o funcionário na sua função e identificar os Gaps de treinamento, tanto em conhecimentos quanto em habilidades de trabalho e atitudes- Identificar o treinamento necessário para cada cargo no Cartório você verá que muitos treinamentos se repetem, como por exemplo LGPD.

Mas você verá que cada função possui um conhecimento complementar e diferenciado, por isso um Programa de Treinamento não funciona quando se pensa o cartório como um todo, é preciso pensar sobre cada cargo e função.

 

4- Projeto- Ao identificar todos os cursos comuns para toda a equipe e listar os cursos que são para alguns grupos ou específicos para funções você pode verificar na sua assinatura Cartórioflix e criar um cronograma de capacitações com metas e prazos de cumprimento e entrega dos certificados. Pode também fazer esse programa ser mais divertido, como em uma gincana ou competição de conhecimento! Ai a sua criatividade entra em ação, junto com algum líder que poderá cuidar do andamento do Projeto.

 

Além de contribuir para a gestão estratégica do cartório, descrever os cargos ajuda muito na seleção dos novos profissionais e evita que se faça um recrutamento ou contratação emocional e não focada no talento necessário para completar o time.

 

Quando um cartório investe em treinamento e capacitação de funcionários, ele reforça sua cultura organizacional e diminui características de normose nos colaboradores, desenvolvendo profissionais muito mais qualificados, capacitados e criativos para momentos de crise.

 

Ao criar uma cultura de treinamento contínuo, cria-se novos hábitos na equipe que tem a visão de crescimento e melhoria contínua. É como fazer exercícios todos os dias: no início é uma obrigação, depois torna-se um prazer e você verá que sua equipe estará o tempo todo procurando novas formas de aprender e transformar o seu conhecimento em habilidades e atitudes excelentes.

 

CONTE COM AS TRILHAS DA CARTÓRIOFLIX PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EQUIPE.

ASSISTA A AULA GRATUITA para criar o seu programa de treinamento e desenvolvimento no Cartório. FAÇA O SEU CADASTRO CLICANDO AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações recentes