Assumir mais responsabilidades é uma forma de abrir caminhos para receber uma promoção no cartório. Tornar-se um profissional multifuncional, ou seja, que conhece mais de um setor e está apto a trabalhar em mais de uma área é, certamente, uma forma de se destacar e de conquistar um adicional no seu salário.
Todos almejamos uma promoção e queremos avançar em nossas carreiras. Mas é preciso que surja uma oportunidade. Normalmente as oportunidades não brotam na sua mesa, você precisa que o seu chefe aposte em você. Mas porque ele vai mexer em time que está ganhando? Talvez ele nem consiga perceber a necessidade de aprimorar alguma área. A melhor maneira de demonstrar que você pode assumir mais responsabilidades é fazendo acontecer ao vivo: no momento da crise, quando ninguém sabe o que fazer. Nesse sentido, estar preparado para quando a necessidade se apresentar é estratégico para a chamar a atenção do seu líder. É mais ou menos como um super-herói que trabalha normalmente com uma aparência de nerd no seu setor e no momento de uma crise no outro departamento ele arregaça as mangas e mostra todos os seus músculos, salvando todo o Jornal de um incêndio. Colegas aplaudem, mocinhas suspiram, o chefe surpreendido agradece e da a oportunidade de você continuar ajudando naquele setor. Voltando para o cartório, seria como se você estudasse outro setor, se preparasse aprendendo com alguns colegas (fizesse a musculação nas horas vagas) e quando um colega não vir trabalhar, ou as férias de outro colega vencerem e o setor ficar desfalcado, você levantasse a mão para o seu chefe e dissesse: eu estou preparado! Veja os cursos que já fiz a respeito. Já sei mexer no sistema pois estudei no meu almoço, então tenho certeza de que posso aprender rápido! Pronto! Eis um chefe aliviado e grato! Você se tornou estratégico!
Essa historinha dispensaria mais explicações. Tenho certeza de que você já sabe o que fazer: vai seguir uma nova trilha na Cartórioflix, vai conversar com o colega do setor para aprender a mexer no sistema e vai aguardar a hora certa de se apresentar. Mas ainda vou te trazer outras dicas para demonstrar que você pode assumir mais responsabilidades no cartório:
- Converse com seu líder
Quando você já estiver com certa graduação para o novo cargo, imprima seus certificados e leve-os para uma conversa com o seu líder. Diga que você está disponível para um novo desafio e que tem preparo para assumir mais tarefas. Se você pensa em assumir mais tarefas ou em outras atividades que gostaria de trabalhar e a oportunidade não se apresentou de forma tão clara quanto para o super-herói que falamos, converse com a gestão. Isso mostra iniciativa e comunica que você quer dar um passo à frente em sua carreira.
- Aprenda novas habilidades
As oportunidades de assumir mais carga de trabalho e realizar novas tarefas muitas vezes se apresentam ao adquirir novas habilidades. Parte do desenvolvimento profissional é desenvolver constantemente suas habilidades. Portanto, um caminho é inscrever-se em cursos on-line e colocá-los em prática no seu dia a dia.
É possível acelerar o aprendizado, expandir sua rede de contatos e aumentar a confiança apostando nos cursos da Cartórioflix, pois eles são direcionados para o nicho de cartórios e isso vai facilitar muito a aplicação na prática. São muitas as opções que vão desde dicção e oratória, grafodocumpentoscopia, língua portuguesa para cartórios, gestão do tempo e produtividade e até mesmo atendimento ao cliente de cartórios.
- Ofereça ajuda a colegas sobrecarregados
Uma maneira simples e eficaz de se desafiar mais é ajudar outras pessoas que estão sobrecarregadas ou não estão dando conta de tudo. Proponha-se a substituir um colega na hora do almoço. Voluntarie-se para ficar até mais tarde organizando o setor. Não sei! Você vai saber o que fazer! Mas lembre-se: Isso não será bom apenas para seus colegas de trabalho, mas também mostrará que você sabe trabalhar em equipe e tem disposição para ir mais além. Seu chefe vai perceber e sua equipe vai torcer por você!
- Tenha iniciativa
Nem sempre podemos esperar que as oportunidades surjam. Às vezes, é preciso tomar a iniciativa e demonstrar que temos o preparo necessário. Identifique oportunidades que possam permitir que você assuma mais responsabilidades. Trace um plano, expresse porque você tem qualificação para se encarregar de novas responsabilidades, como planeja gerir seu tempo e ofereça opções.
- Empenhe-se mais no seu trabalho atual
Todo cargo tem uma determinada expectativa do que deve ser realizado. Se você realmente quer provar seu valor, precisará se empenhar mais. Não faça apenas o que você pensa que o seu chefe espera de você. Faça mais e assuma mais responsabilidades. Faça com mais entusiasmo! Cumpra seus prazos e faça um ótimo trabalho que as oportunidades surgirão. Surpreenda seus clientes e quando eles ficarem tão gratos pela sua gentileza, peça que enviem um e-mail para o seu chefe transmitindo o elogio como uma pesquisa se satisfação.
- Saiba o momento adequado
O timing é importante. Pense no estado atual do cartório, na carga de trabalho atual da gestão e nas prioridades do projeto. Há momentos bons e ruins para tocar no assunto de aumentar sua carga de trabalho ou para galgar uma promoção. Não ofereça ajuda ou peça uma oportunidade se o seu setor não estiver dando conta do serviço ou se você anda errando muito. Primeiro organize bem a sua área para depois se colocar a disposição para subir novos degraus. Observe como está o ritmo do cartório e do seu líder e aguarde a oportunidade certa de mostrar a sua verdadeira identidade. Ela vai surgir, principalmente se você estiver atento!
Espero que essas dicas te ajudem a crescer e prosperar sempre. Como moeda de gratidão, compartilhe com seus colegas que também querem oportunidades de crescimento no cartório e não deixe de assinar a Cartórioflix para receber todos os cursos de conhecimento, habilidades e atitudes do seu cargo e do próximo cargo que você almeja conquistar no cartório. Boa sorte!