Como desenvolver uma liderança eficaz no cartório

Você responde sempre as mesmas perguntas para a sua equipe. Quando acontece um BO no cartório é você que tem que resolver, desde o assunto mais simples até o mais complexo? Você se ressente de uma equipe que te traga mais soluções do que problemas. Sente que precisa de uma equipe que te dê segurança, tanto em conhecimentos quanto em habilidades e atitudes? Sinto em te dizer que estes podem ser sintomas da sua falta de posicionamento como líder.

Para desenvolver uma boa liderança, é importante ter em conta algumas características e habilidades, como Comunicação, Inteligência emocional, Motivação, Pensamento estratégico, Delegação e senso de prioridade, Relacionamento e Resiliência.

O fato é que muitas vezes a gente não se dirige. Nós mesmos não desenvolvemos na nossa vida profissional estas características, como por exemplo a primeira que eu trouxe para vocês: comunicação. Vou te transportar para a minha liderança como mãe para te trazer um exemplo de como desenvolver um filho. Há alguns anos eu estava estudando o desenvolvimento da criatividade e do senso crítico e me observando. Estávamos passando de carro e minha filha ainda pequena e ela me disse: mãe, tu sabes por que o cavalo tem rabo? Imediatamente eu respondi que ele servia como um espanador, que ajudava a espantar as moscas. Depois disso engatei uma filosofia toda sobre como Deus é perfeito e nos dá tudo o que a gente precisa e sabe o que ela disse? Nada! Ficou quieta. O assunto acabou ali. Mas o que eu como líder que quer desenvolver a criatividade, a capacidade de pensar, a reflexão de uma criança deveria ter respondido para ela? Um simples: porque, minha filha.

Muitas vezes, como líder, a gente acha que vai ser eficiente se trouxer as respostas prontas. Se entregar tudo o que a gente sabe para o liderado. Que pelo fato de estarmos exercendo um papel de líder, ser ágil e eficiente é fazer, é entregar, é responder e definir como as coisas são sob o nosso prisma. Mas aí, a conversa encerra e a gente ensina que a única conexão é a de fazer perguntas, de pedir ajuda.

Se eu tivesse perguntado por que, mesmo se eu soubesse a resposta eu teria feito ela se sentir importante por me ensinar algo. Teria desenvolvido sua autoconfiança – esse era o meu papel. Não era dar uma resposta pronta. Eu teria aberto um campo de discussão sobre outras funções do rabo do cavalo. Eu teria, neste diálogo simples, aberto uma possibilidade de desenvolver a criatividade, de desenvolver um ambiente de ideias, de segurança para ela dar a opinião dela, poderíamos ter engatado uma conversa na outra e tudo isso teria fortalecido o meu papel de ensinadora e o papel dela de aprendiz. Teríamos feito todo o caminho de volta para casa em uma comunicação, em um toró de ideias e isso a inspiraria a aprender mais e me trazer um repertório maior de assuntos para discussão.

Quantas vezes na escola, no cartório e nas empresas os líderes confundem o seu papel de liderança com a cobrança de uma entrega. Quantas vezes a gente faz pelo filho, pelo funcionário e pelo aluno e entrega a resposta pronta criando um limite de até onde ele pode ir que se encerra na gente.

Perceba que na comunicação onde você líder faz mais perguntas, se coloca na posição de um sábio aprendiz do seu funcionário e espera ele dizer o que tem em mente, você acaba desenvolvendo todas as outras competências: Inteligência emocional, o exercício de pensar antes de falar, de não reagir negativamente na primeira informação e de sair do caos como um drone e olhar a situação de cima para tomar uma decisão importante. Fazendo perguntas, você consegue fazer este exercício. Motivação, perguntando mais do que respondendo, você inspira e motiva a equipe para que eles construam junto com você as melhores alternativas e se sintam parte de um processo – isso constrói a autoconfiança. Pensamento estratégico: perguntas como onde estamos, qual é a situação atual, se assumirmos o seu caminho o que pode acontecer, no caso de não funcionar, qual será o nosso plano desenvolve nos seus liderados a capacidade de estabelecer planos de ação e tomar decisões antecipadamente. Percebe que você desenvolverá a sua equipe a olhar lá na frente o impacto de cada ação hoje? Delegação: Saber delegar responsabilidades de forma equilibrada e a capacidade de definir o que é prioridade a partir do pensamento estratégico. Relacionamento: quando você cria um ambiente de confiança e se coloca em sintonia com os sentimentos e ideias dos funcionários, você acaba entendendo seus medos, suas forças, suas fraquezas e o que os motiva para a execução. É claro que tudo isso vai exigir de você resiliência e vai desenvolver na sua equipe esta mesma habilidade para quando você não estiver ali para resolver. Ser resiliente é saber olhar para cada desafio como uma oportunidade de melhoria. Caminhar pelo caos com segurança sem deixar o caos entrar em você. Então não reagir pelo ego imediatamente quando se apresenta um problema ficando bravo e procurando os culpados – o que gera medo e a imagem de um líder perverso – mas convidar o funcionário a participar da solução e depois do problema resolvido, sentar-se para procurar a causa raiz do problema sem que isso seja uma caça as bruxas, mas como forma de evitar que outros problemas como esse voltem a acontecer.

Nossa Sabrina, mas isso é utopia no dia a dia do cartório. Eu sei que não é fácil, por isso não estamos prontos sentados num trono de rei. Nós também estamos em um processo de liderança e melhoria contínua como líderes e volta e meia alguém vai chegar para testar a sua liderança, seja um novo funcionário, seja um novo provimento, seja um desafio bem cabeludo, por isso é importante que você se autoconheça e saiba exatamente onde estão os seus gatilhos de medos, procrastinação, raiva e reações que podem botar toda a confiança da sua equipe em você a perder. Não é uma tarefa simples para quem precisa administrar pessoas de gerações tão diferentes, mas eu te garanto que começando por se autoconhecer e a fazer mais perguntas, você vai criar um ambiente de confiança e reflexão que vai desenvolver uma equipe mais forte.

Mas é claro que você está na administração dos processos do cartório e como tal você vai ter que participar do processo do início ao fim e não pode “delargar”! Estou te convidando a criar um ambiente de desenvolvimento de pessoas onde cada vez mais você sentirá confiança e eles em você para que você possa delegar. Henri Fayol em 1916 definiu o papel do administrador com uma sigla chamada POC3, que significa Planejamento, Organização, Comando, Coordenação e Conferir onde planejar é estabelecer metas, objetivos e resultados. Organizar é definir como utilizar os recursos e estruturar os setores tanto com as pessoas, quanto os processos que elas executam, quanto medir os resultados. Controlar é acompanhar as atividades para verificar se os planos estão sendo executados adequadamente. Então você vai ter que estabelecer combinados com a equipe para receber as evidências de que as coisas estão avançando. Coordenar: Estabelecer prioridades e a sequência das atividades e o tempo de cada ação, além de Conferir: estabelecer uma agenda para voltar em cada processo e conferir se as coisas estão sendo executadas conforme o combinado. Tenha um horário diário na sua agenda para conversar com as pessoas, para saber dos processos em andamento, para entender o que está funcionando bem e o que vai exigir uma atenção especial da sua parte. Por fim, te trago alguns cursos que estão nas trilhas da Cartórioflix que podem aprofundar estes temas que eu te trouxe aqui e contribuir para a sua liderança: Gestão do Tempo e Produtividade. Baita aula! Liderança Decisiva! Liderança Inspiradora da grande professora Bárbara Moreira. Ferramentas de Gestão de Pessoas e as aulas de Autoconhecimento do Vinícius Francis. Gostou desta aula? Eu espero que ela tenha te inspirado a ser um líder que desenvolve e não castra a equipe para mostrar que sabe mais. A liderança não é sobre você, mas sobre a equipe que você desenvolve. Se você tem mais líderes no seu cartório, já encaminha esse vídeo, deixe seus comentários o que você achou mais importante e clica no link abaixo para que vocês comecem logo as trilhas da Cartórioflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações recentes