Hoje em dia, parece que a maioria das pessoas tem muitas coisas para resolver ao mesmo tempo e a sensação é de que ninguém mais termina um dia de trabalho com aquela sensação de dever cumprido. Todos reclamam que se sentem sobrecarregados, inclusive o seu chefe, então como explicar que você simplesmente tem trabalho demais para fazer e não está dando conta? Ninguém quer parecer preguiçoso, desleixado ou individualista e muito menos vai querer botar em risco a imagem de funcionário esforçado construída ao longo de tantos anos no cartório.
Por mais ocupado que você esteja, pode ser muito difícil conversar com o seu chefe sobre sua pesada carga de trabalho, primeiro porque você não quer perder o emprego ou a chance de ser promovido, segundo porque assumir que você não consegue fazer tudo pode te dar uma sensação negativa de não ser bom o suficiente. Então você sofre em silêncio na expectativa de que seu chefe perceba que você está passando dos limites e pelo menos te recompense financeiramente por isso.
Mas esse caminho é perigoso para a sua carreira e para a sua saúde. Você se compromete demais porque gosta de se superar e de se destacar na equipe e isso agrada o seu chefe, mas quando você erra ou não consegue cumprir um prazo (o que é natural em uma situação de estresse contínuo), isso comunica que você não é confiável e te traz um sentimento de fracasso e autocobrança igualmente difícil de ser curado porque você é o seu pior carrasco e exige mais de você do que todo mundo. Se não fosse assim, você nem estaria lendo essa etapa do blog.
Estar aqui nesta parte do texto prova que você é dedicado e está preocupado em fazer o seu melhor e o melhor para o seu trabalho. Então, se você sente que está sobrecarregado e que essa não é apenas uma fase como cobrir as férias de um colega, mas essa é a realidade do seu trabalho, você precisa falar com seu supervisor para que, juntos, vocês encontrem maneiras de retomar uma rotina saudável de trabalho para você e para os seus colegas. Abaixo, relacionamos algumas maneiras de tornar essas conversas mais suaves e ainda aumentar a sua credibilidade no cartório:
- Confie em você
Sentir-se sufocado e sobrecarregado não significa que você é um funcionário abaixo da média. A maioria das empresas e dos cartórios está tentando fazer mais com menos, então há mais trabalho a ser feito do que tempo e pessoas para o executá-lo com eficiência e isso não é uma tendência, é uma nova realidade.
Se você tem bom desempenho, mas ocasionalmente recusa um pedido ou pede um prazo maior, você não está sendo preguiçoso, e isso não reflete negativamente em você. Na verdade, acrescenta. Saiba que dizer não de vez em quando, com consistência, aumenta a sua credibilidade. Os chefes querem que seus funcionários falem a verdade, caso algo os impeça de desempenhar bem seu trabalho.
Mesmo sendo desconfortável admitir que você não consegue lidar com tudo que lhe foi delegado, conversar com o seu chefe é a coisa responsável a fazer pelo cartório, principalmente se você não estiver dando conta dos prazos.
- Busque conselho e apoio
Quando se sentir ocupado demais, pode ajudar ouvir a perspectiva de uma terceira pessoa de sua confiança. Peça para um colega analisar a quantidade de trabalho que você tem e dar uma opinião honesta sobre se é demais para uma pessoa só. Você também pode pedir ao seu chefe conselhos e orientações para lidar com muitas tarefas, especialmente no que diz respeito a definir o que é prioridade. Pedir ajuda auxilia ambas as partes a esclarecer as expectativas e trabalhar com mais eficácia. Digamos que você leve cinco horas para preparar uma minuta complexa. Isso está alinhado com o que você esperaria? Você tem alguma sugestão para agilizar o processo?
- Ofereça soluções
Ter uma conversa honesta com seu gestor sobre sua carga de trabalho requer a mentalidade correta. Pense que você está se unindo a seu chefe para cumprir os objetivos do seu setor e do cartório. Comece a conversa relembrando os objetivos do seu trabalho no setor e depois, diga o que está atrapalhando. Seja o mais específico possível. Você pode dizer, por exemplo, essa tarefa requer muita pesquisa, o que consome tempo, ou agora que estou gerindo uma equipe, gasto mais tempo planejando, e tenho menos tempo para o trabalho operacional.
A próxima parte da conversa é essencial: ofereça três ideias para resolver a questão. “Nunca vá a seu chefe com um problema a menos que você tenha pelo menos uma sugestão de solução. O seu objetivo é identificar as suas tarefas que podem ser delegadas e redistribuídas para que você possa trabalhar com mais qualidade
- Estabeleça prioridades
É desgastante quando o seu chefe dá mais uma tarefa e você já está sobrecarregado. Mas saiba que frequentemente eles passam tarefas para você sem a menor ideia de quanto tempo demandam para serem feitas ou sem a menor noção da quantidade de coisas que você já tem para fazer. Você deve responder explicando as suas responsabilidades e depois perguntando, “Qual dessas é a mais crítica? E como você priorizaria o restante?”
- Ofereça clareza
Mesmo quando você já tem muito a fazer, ajudar como pode é algo prestativo e profissionalmente inteligente. A mensagem para seu chefe deve ser algo como “Não sinto que posso ajudar nisso sem prejudicar o outro trabalho com o qual me comprometi, mas posso abrir espaço na minha agenda para orientar a outra pessoa que vai se encarregar disso. Mostre disponibilidade, ofereça para ajudar a construir um cronograma, mas fale a verdade. Essa é uma forma de consolidar “a sua identidade como funcionário responsável e comprometido com o sucesso do cartório.
- Seja honesto
Há períodos na vida nos quais eventos pessoais tumultuosos tomam o lugar de todo o resto. Se você está experimentando um desses períodos — a sua mãe foi diagnosticada com uma doença séria, ou seu filho está com dificuldades na escola — é melhor ser direto, você pode dizer ao chefe algo como “se eu ignorar isso, haverá um estresse enorme na minha família e isso afetará o meu desempenho no trabalho.” Demonstre sua preocupação, pela ajuda e mostre que é uma condição temporária. Relembre que isso não acontece com frequência, mas as próximas duas semanas serão turbulentas. Um chefe bom e razoável entenderá e será grato pela sua honestidade.