A cultura devora a estratégia no café da manhã”. Essa frase conhecidíssima de Peter Drucker, pai da administração moderna, pode te trazer algumas respostas sobre como engajar os seus funcionários.
Será que a cultura do seu cartório tem esse poder todo? Imagine-se entrado em algum cartório lindo, com uma grande missão declarada nas paredes falando de excelência e atendimento e vários troféus de qualidade nas prateleiras. Mas ao sentar-se para aguardar o seu atendimento, você se serve com um café que não foi trocado desde ontem, está frio. Olha para a frente e vê o líder operacional cheio de trabalho, sendo grosseiro nas respostas aos seus funcionários e que em nenhum momento olhou para a espera do atendimento. Por outro, lado vê atendentes sisudos e reclamando da máquina de cópias que está falhando. Eles batem as gavetas para desatolar as folhas como se todos fossem culpados, inclusive você que sentiu a energia lá das cadeiras. Aí você olha para as mesas dos funcionários e vê que estão bagunçadas, com fios soltos atrás das máquinas, com pilhas de documentos que quase tomam conta da mesa e, bem no cantinho da mesa acha uma rosquinha e um suco ocupando o mesmo espaço dos documentos importantes que estão na mesa e sente um arrepio só de pensar se aquele suco vira ou se o azeite da rosquinha marcará algum documento de clientes. Não tem coisa que mais desestimulante do que se deparar com um grande faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço na gestão, ou encontrar um vale enorme entre o que é apresentado como estratégia e a realidade do dia a dia – a cultura organizacional. E é por isso que nenhuma estratégia sobrevive se não estiver alinhada com a cultura organizacional e talvez seja nesse gap que você precise trabalhar para engajar a sua equipe de verdade!
Para engajar sua equipe, mantê-los motivados pelo máximo de tempo possível você vai ter que desenvolver a sua liderança e criar estratégias para colher os frutos a médio e longo prazo, então anote estas 8 dicas e inicie agora o crescimento e alinhamento no seu cartório.
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- Defina a cultura organizacional do cartório – Antes de engajar os colaboradores, é indispensável definir a cultura organizacional do cartório. Como vimos, a cultura organizacional é composta por valores, crenças, comportamentos e práticas que definem a identidade da empresa. Portanto, é fundamental que a cultura organizacional esteja alinhada com a missão, visão e valores do cartório, e que seja comunicada de forma clara e consistente para todos os colaboradores.
- Comunique a cultura organizacional – Uma vez definida a cultura organizacional do cartório, é fundamental comunicá-la de forma clara e consistente para todos os colaboradores. A comunicação pode ser feita por meio de reuniões, treinamentos, manuais, murais, entre outros. É necessário que os colaboradores entendam a cultura organizacional e se sintam parte dela.
- Incentive a participação dos colaboradores – Os colaboradores devem ser incentivados a participar da definição e implementação da cultura organizacional. Eles devem ser ouvidos e ter a oportunidade de contribuir com ideias e sugestões. Isso aumenta o senso de pertencimento e engajamento dos colaboradores. Construa tudo com base em pesquisas, conversas e envolvimento da equipe. Isso fará com que eles contribuam para o sucesso do trabalho, pois se sentem parte do todo.
- Reconheça e valorize os colaboradores- É imprescindível reconhecer e valorizar os colaboradores que se destacam na implementação da cultura organizacional, o que pode ser feito por meio de premiações, elogios públicos, promoções e até mesmo folgas. O reconhecimento e a valorização aumentam a motivação e o engajamento dos colaboradores. Nem sempre a valorização precisa ser em dinheiro. Você, líder, precisa estar atento e conhecer as demandas da sua equipe para saber.
- Crie um ambiente de trabalho agradável– Um ambiente de trabalho agradável é fundamental para o engajamento dos colaboradores. Isso inclui um espaço físico confortável, equipamentos adequados, momentos de confraternização e conversas com o líder.
- Invista em treinamento e desenvolvimento– Treinar e desenvolver os colaboradores são fundamentais para o engajamento e a motivação. A Cartórioflix é uma ferramenta acessível e que te traz trilhas como sugestão para cada cargo no cartório e o plano de assinaturas tem centenas de cursos. Os colaboradores devem ter a oportunidade de aprender e se desenvolver dentro do cartório. Isso aumenta o senso de pertencimento e o engajamento dos colaboradores.
- Promova a liderança participativa- A liderança participativa é aquela que envolve os colaboradores na tomada de decisão e na definição da cultura organizacional. Os líderes devem ser exemplos de comportamentos e práticas que estejam alinhados com a cultura organizacional.
No Plano de gestão para cartórios, assim como na assinatura da Cartórioflix nós temos vários cursos de liderança para que você e seus líderes possam aprimorar suas habilidades.
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