Como superar conflitos no ambiente de trabalho do cartório

Em um ambiente de trabalho, é normal, até certo ponto, que ocorram conflitos. Afinal, os colaboradores geralmente possuem valores e personalidades muito diferentes. Por um lado, essa diferença pode ser enriquecedora. Por outro, a presença constante de atritos pode dificultar o dia a dia no cartório e contribuir para que os talentos procurem outro emprego.

Lidar com essas divergências de pontos de vista e expectativas é uma tarefa complexa, uma vez que envolve e mistura aspectos pessoais e aspectos organizacionais. No entanto, é fundamental que os gestores procurem, o mais rápido possível, a resolução do conflito, pois atritos mal resolvidos podem trazer inúmeros problemas para o cartório. Queda na qualidade do trabalho, ineficiência no atendimento ao cliente, clima organizacional negativo, descrédito do líder, rotatividade na equipe, rivalidades e disputas são apenas alguns exemplos.

Sendo assim, como encontrar boas estratégias para a gestão de conflitos no cartório e como você pode superar os desafios que você está enfrentando para trabalhar mais feliz? Confira:

  1. Investigue as causas mais a fundo

É muito comum que um conflito pequeno tenha por trás alguma causa pouco evidente, ligada a outro fator. Por isso, é muito importante observar todas as partes envolvidas, buscando entender as reais razões do problema.

Faça uma escuta atenta, sem interrupções, advertências ou críticas. Deixe para intervir quando você já tiver uma noção global da questão. Esteja atento às contradições, semelhanças e diferenças de ponto de vista. Com isso, você terá mais ferramentas para compreender as causas da divergência.

  1. Tenha um olhar sem julgamentos

Abstraia os julgamentos pessoais ao observar o problema. Todos nós carregamos pontos de vista que vem lá da nossa formação familiar e você precisa lembrar que para trabalhar em grupo nenhuma verdade é absoluta e a sua intenção real não é ter razão, mas encontrar uma solução para todos e para o bem da instituição. Então coloque seus pontos de vista no triturador do cartório antes de mas nada e posicione-se como quem quer encontrar o caminho da harmonia e não do conflito.

  1. Proponha uma boa conversa – feedback

O grande diferencial do feedback é que ele tem o propósito de ajudar o outro a se desenvolver. Ele é um retorno sobre alguma postura ou sobre o desempenho de tarefas, podendo ser tanto positivo quanto negativo. Mas, é importante ressaltar que o feedback deve ser feito sempre com uma proposta construtiva e livre de julgamentos, tendo o objetivo de impulsionar o outro para o crescimento.

Os feedbacks diretos podem ajudar tanto a resolver, quanto a evitar conflitos na equipe. A comunicação clara minimiza as lacunas na comunicação, pois o colaborador poderá ter contato com as ideias do colega com muito mais facilidade.

  1. Procure resolver todas as questões

Você certamente conhece os efeitos de uma bola de neve. No contexto do cartório, o conflito acumulado ao longo do tempo, lotado de divergências e mal-entendidos, uma hora irá eclodir. É importante ser bem cuidadoso com esse tipo de problema.

Para isso, duas estratégias são importantes: a primeira é tentar solucionar os focos de atrito desde o começo. Observe a equipe sempre e, caso note que há algum desentendimento ou processo que você julgar estar indo mal, convoque a equipe para conversar, estabelecendo um posicionamento. Assim, você evita que pequenas diferenças se tornem grandes dificuldades.

A segunda é entender que, diante de uma bola de neve, é importante desatar os nós do conflito até esgotá-lo. Dialogue com os colegas e busque resolver todos os focos de dificuldade, sem deixar nada para trás.

  1. Permita-se uma pausa para se acalmar e faça o mesmo para a equipe

Às vezes, os colaboradores não estão conseguindo conversar efetivamente sobre os problemas porque estão estressados e nervosos. Nesse momento, abrir a oportunidade para que os profissionais façam uma pausa, conversem e se acalmem pode ser uma boa ideia.

Nada como uma boa conversa para aliviar a tensão com a equipe, olhar olho no olho, se reconhecer e retomar os laços de confiança.

  1. Invista em uma boa comunicação

O déficit na comunicação prejudica todo o processo de trabalho de uma empresa. Uma informação mal transmitida pode gerar atrasos, trazer dificuldades e gerar desentendimentos entre os colegas.

Desenvolver bons recursos para trocar informações na empresa é fundamental para uma boa gestão de conflitos. Invista nas reuniões, canais para transmissão de dados e comunicação interna. Dessa forma, você consegue evitar divergências e resolver os problemas que surgem com mais facilidade.

  1. Saiba lidar com as rivalidades no cartório

A rivalidade na equipe prejudica o clima organizacional e dificulta a realização das tarefas. Às vezes, as fontes de conflitos são problemas pequenos, mal-entendidos ínfimos e dificuldades de comunicação.

Por isso, é importante aprender a enfrentar os atritos estabelecendo um bom diálogo entre a equipe para avaliar os fatores que geram hostilidade e competição. Invista em medidas para otimizar a comunicação e estabeleça com a equipe o princípio de que a relação do time deve se sustentar na cooperação.

Por fim, é importante ressaltar que o gestor deve seguir as dicas propostas sempre focando na autonomia dos colaboradores, agindo apenas como um facilitador e evitando ao máximo a necessidade de intervenção por parte de superiores na gestão de conflitos. E se você é um funcionário que quer superar os desafios vividos na sua equipe, parabéns! Sua intenção de aprender como superar os conflitos do trabalho em equipe já demonstra que tem muitas habilidades para a liderança, então siga se preparando! Só vai fazer bem para você e para a sua carreira.

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