Dilemas éticos que você pode vivenciar no cartório

Existem alguns dilemas éticos que podem prejudicar de maneira decisiva o clima organizacional e até mesmo a imagem de um cartório. Por isso, vale a pena entender o que é um dilema ético no cartório, quais são os melhores caminhos para lidar com esses dilemas de uma forma eficiente, justa e em conformidade com a lei.

Preparamos um post completo sobre esse assunto.  Se você quer saber mais sobre o tema, continue a leitura e confira nossos conteúdos nas redes sociais, no Youtube ou na assinatura da Cartórioflix.

Um Dilema Ético surge quando há necessidade de tomada de decisão a respeito de duas opções moralmente corretas, porém, em conflito com limites, regras e normas estabelecidas pelo Cartório. Os dilemas éticos podem ser divididos de acordo com os tipos de obrigações que estão em conflito entre si. Por exemplo, Rushworth Kidder sugere que quatro padrões de conflito podem ser discernidos: “verdade versus lealdade, indivíduo versus comunidade, curto prazo versus longo prazo e justiça versus virtude”.

Para ter mais clareza em como lidar com os dilemas éticos, vale a pena identificar quais os casos mais comuns no ambiente de trabalho. Desse modo, você poderá refletir a respeito, debater sobre o assunto com a sua equipe e tomar boas decisões com base em um conjunto de informações mais completas. Confira:

Assédio moral

No caso de assédio moral, o dilema ético envolvido geralmente acontece para quem testemunha alguma situação envolvendo comportamento abusivo. A dúvida envolve intervir ou ignorar o que está acontecendo. Por um lado, é possível desejar proteger a vítima dessa situação, enquanto por outro, a intervenção pode criar uma situação ainda mais difícil e colocar a pessoa que delatou o fato numa saia justa.

Nossa sugestão aqui é: você gostaria que alguém que você ama muito passasse por uma situação de assédio e não fosse defendido? Pense no seu filho, na sua sobrinha ou mesmo na sua tia querida. Pois é, não utilizar um canal de denúncia para apontar comportamentos abusivos e falta de respeito pelos funcionários autoriza a manutenção desse ato.

Assédio sexual

Situações éticas também podem surgir nos casos de acusações quanto ao assédio sexual. Ao passo que o cartório deve proteger a vítima e garantir que esse tipo de situação não seja ignorada, do mesmo modo, é necessário avaliar as provas para não prejudicar alguém que seja inocente.

Aqui a pergunta é a mesma. você gostaria que alguém que você ama muito passasse por uma situação de assédio e não fosse defendido? Não se trata de acusar, se trata de apontar um comportamento inadequado que deverá ser estudado pelo tabelião ou pelo registrador. Procure o canal de denúncia e exponha apenas o que você viu, sem julgamentos. Caberá ao líder avaliar os fatos.

Fraude

Também há dilemas morais ligados a qualquer tipo de fraude no cartório em que os colegas do balcão ao lado observam a situação, mas podem decidir se envolver ou fingir que não viram nada. No primeiro caso, o colega delatado pode ser punido pelas leis civis e criminais, além de ser demitido. Em contrapartida, fingir que não viu o que está acontecendo pode gerar problemas sérios para o cartório e seu titular.

O código de conduta do cartório deve indicar os caminhos para que você possa tratar esse assunto.

Vantagens para clientes

Dar descontos para clientes, abrir mão de algumas regras legais e até mesmo sair da sua cidade para lavrar o ato também podem criar grandes dilemas éticos. Por meio de vantagens e descontos, alguns cartórios podem ter mais clientes e gerar mais lucros, mas por outro lado tornam vulneráveis todas as regras e a credibilidade dos serviços, sem contar que o cliente pode enfrentar problemas pela impugnação do ato ali na frente.

Todos sabem que esta não é uma prática correta, mas ninguém fala sobre o assunto com quem poderia resolver. Eis mais um dilema ético.

As entidades de Classe de cartórios dispõem de comissões de ética. Nesse caso, caberá ao seu líder avaliar a situação para levar para os órgãos reguladores.

Discriminação

Ao presenciar qualquer atitude que indique discriminação no cartório, o indivíduo enfrenta o dilema de denunciar a descriminação e colocar outro membro da equipe em risco. O profissional que presenciou a discriminação também pode optar por não tomar nenhuma atitude fingindo que não a viu, mas assim permitirá que esse crime continue acontecendo.

A pergunta que sempre vai ser a mesma: o que você gostaria que fizessem por você ou por alguém que você ama. Se a resposta for denunciar, procure os canais de denúncia do cartório e transmita o que você viu, sem fazer juízo de valores.

Informações Confidenciais

Outro dilema comum no cartório se refere a informações confidenciais. Trabalhar no cartório é certeza de que muitos dados pessoais e confidenciais são tratados diariamente. Todos os funcionários devem saber que uma informação produzida ou recebida como resultado do seu trabalho pertence ao cartório e que todos devem trabalhar no sentido da proteção dos dados pessoais para evitar perdas, destruição, alteração ou vazamento – proteção dos dados. Ao presenciar um colega falando da vida pessoal de um cliente ou de uma questão pessoal de outro funcionário, compreende-se como comunicação ou difusão de dados pessoais. Não delatar esse comportamento inadequado pode ser um caminho para não se expor e não prejudicar ninguém. Por outro lado, não falar para o líder ou para o encarregado da proteção de dados que existem tais comportamentos que infringem a Lei Geral de Proteção de Dados pode levar a um problema maior no futuro, problema este que pode inclusive comprometer a credibilidade do cartório.

Conflito de interesses

Esse dilema ocorre quando uma pessoa assume responsabilidades que se contradizem, podendo adotar ações que incorporem o interesse próprio no processo decisivo. Um exemplo como esse no cartório seria o financeiro aprovar um aumento salarial que ele sabe que o cartório não tem capacidade de assumir, só porque essa decisão também vai beneficiá-lo.  O mesmo pode acontecer na escolha de um orçamento. O maior orçamento poderia ser escolhido em detrimento de um mais vantajoso, simplesmente porque o fornecedor mais caro é amigo do administrativo.

Casos como esse devem ser avaliados pelo líder. Por isso a importância de políticas claras de investimentos e aprovação de um comitê.

Agora que você sabe o que é um conflito ético, certamente deve estar pensando em algum caso já vivido no seu trabalho. Você sabia que uma pesquisa aponta que 11% das pessoas que se deparam com dilemas éticos, preferiam não estar diante da situação e optariam por silenciar. Outros 69% oscilam de acordo com as circunstâncias, podendo denunciar depois de pensar e consultar outros colegas. Somente 20% dos entrevistados seguem o código de conduta à risca, em qualquer situação e procurariam os canais de denúncia para contribuir para a resolução do problema. Entre outras perguntas, a questão sobre denunciar um ato antiético cometido por um colega mostra que 56% dos profissionais só denunciariam um colega se fossem incentivados pela organização.

E você? Como age diante de dilemas éticos no cartório? O que você consideraria como incentivo para denunciar problemas éticos no Cartório?

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