Essa é para os funcionários e líderes de cartório que vivem estressados!

O mal do século é o estresse e muitos já perceberam que esse problema está ligado diretamente a uma rotina cansativa no ambiente de trabalho e à falta de autoconhecimento e gestão das emoções, tanto dos funcionários quanto dos líderes. O problema aumenta quando a pressão do dia a dia chega no ponto da apatia o famoso “tanto faz, já larguei de mão” ou ainda nas decisões tomadas por impulso, na força do ódio, feitas no calor da emoção, o que ao invés de resolver o problema pode aumentá-lo ainda mais.

Quantas vezes você não se viu nessa situação? Puxa eu não queria ter dito isso. Ah se eu tivesse pensado melhor. Puxa eu botei os pés pelas mãos; eu devia ter conversado com mais calma e com mais preparo ou ainda: eu devia ter dito alguma coisa e não disse por medo.

Este texto é para você, que precisa solucionar seus problemas e não sabe como sair deste processo para quebrar de uma vez esse ciclo de estresse e seguir em frente tomando suas decisões com mais calma, principalmente no ambiente de trabalho. Porque você merece uma vida mais calma e ser reconhecido pela qualidade das suas ações.

Uma vez eu fiz um treinamento para a CIPA, aquele com os bombeiros, sabe? O professor trouxe uma informação alarmante. Ele disse que quando se inicia um incêndio, existe um grande percentual de pessoas que, ao invés de correr para a saída, corre em direção ao fogo. Isso mesmo. No momento do desespero, ao invés de seguirem as placas indicativas as pessoas correm em direção ao perigo. E é por isso que o treino repetitivo nos EUA é algo tão comum e que a gente vê muito em filmes. Isso tudo para que as pessoas estejam treinadas a correr para o lado certo na hora do desespero. Então não se culpe. As reações diversas são tão comuns que existem métodos para que a gente se aprimore e não tome decisões precipitadas, na força da emoção, do ódio, do medo, colocando-se em situações constrangedoras e até mesmo pedindo demissão sem análise de impacto num momento de crise e pico do estresse.

Você pode crescer nesse quesito. Ser um mestre nas relações. Se você estiver treinado, com as placas indicativas dentro do seu emocional para sair do incêndio em segurança, você estará condicionado a seguir o caminho certo para sair dos perigos do seu dia a dia e agir com mais inteligência emocional para tomar as decisões certas na sua vida. Isso pode ser a chave para o crescimento que você espera.

Você precisa estar preparado para ter a melhor atitude em um momento de crise e não sair como uma metralhadora disparando todos os gritos da sua mente (que mente) no seu ambiente de trabalho ou na família. Esse preparo é um grande diferencial para a sua carreira e trabalho em equipe, especialmente em tempos de estresse e em que as pessoas estão no seu limite e as relações estão inflamadas.

Talvez você esteja com muitos problemas pessoais nesse exato momento, ou seja, o alarme está tocando e você não pode correr para o fogo. Correr em direção ao perigo nesse caso seria transferir para o seu trabalho, seu chefe, seus colegas, as pessoas que você ama e respeita a responsabilidade de resolver a sua vida. Descontar em quem você ama.

Então eu vou te trazer algumas dicas para que você consiga ver com mais clareza os movimentos assertivos (as placas indicativas) para que você saia desse incêndio com o aprendizado e não todo chamuscado tendo que recomeçar toda a sua carreira e reputação novamente.

Se você está com problemas financeiros, saiba que todo o lixo gerado pelos seus problemas e colocá-lo num saco para despejar na mesa do seu chefe, justificando que esses problemas são o motivo pelo qual você merece um aumento; isso é correr para o fogo!

Sente que está esquecido no trabalho? Ficar jogando contra para chamar a atenção, chegando atrasado, faltando por qualquer motivo, colocando um monte de atestados por qualquer motivo para ver se te chamam para conversar ou se te demitem; isso é correr contra o fogo. Suas sementes serão colhidas por você ali na frente. Feche as portas com uma boa imagem.

Ficar reclamando, falando mal do seu trabalho, do líder e das pessoas porque você está infeliz com os processos de trabalho, também é correr contra o fogo.

Ao invés disso, elenque suas qualidades. Fale do tempo que você está no cartório. Olhe para os seus atributos e para os motivos que te tornam um profissional diferenciado e aí sim vai conversar com seu líder, coloque em prática o trabalho em equipe, ofereça gentilezas nas suas relações para que as pessoas entrem na frequência de ter que te retribuir boas coisas. Ninguém investe em empresa falida. Então não leve seus problemas, apresente os seus atributos e os motivos pelos quais é importante que invistam em você.

Pode ser que você esteja com problemas de relacionamento com seu colega de trabalho. Ele te deixa louco e muito estressado. Levar todos os problemas do colega para o chefe não é a solução. Também é correr para o fogo se você resolver ficar dando patadas no colega, falar mal dele para todo mundo e viver reclamando. Pare! Ouça o alarme. Tudo diz respeito a você. Chame esse colega para uma conversa sincera. Explique como ele tem te acionado e peça ajuda para que vocês possam trabalhar em harmonia. Se isso não for suficiente, elenque os problemas e leve-os para o líder, mas esteja certo de que o seu discurso é coerente e que você não tem outras 15 “culpas no cartório” com as suas atitudes negativas que são similares ao do seu colega.

É lógico que a transferência de responsabilidade dos seus problemas pessoais para o líder, para o colega, no cliente não vai resultar em uma promoção. Vai sim diminuir as chances de você crescer e até mesmo te levar para a demissão – isso seria morrer no incêndio. Esses comportamentos, na verdade, vão resultar em uma imagem de falta de profissionalismo ou até mesmo de cancelamento da sua promoção que estava agendada porque você não demonstrou maturidade. Seguir as placas e encontrar uma saída segura seria colocar os seus cursos numa lista, se preparar para uma conversa profissional onde você poderá falar dos seus treinamentos e como eles ter melhoraram e contribuem para o clima e desempenho do cartório. Ah mas eu espero que o meu líder me chame. Eu quero que ele veja. Sabia que expectativa é frustração. Não espere nada de ninguém. Faça por você mesmo. As coisas não são como a gente quer na vida. As coisas são como a gente cria com disciplina, paciência, constância e retidão. Vai lá e faz, mas pare de jogar contra.

Planeje-se!

Medite, reze, pratique a organização das suas emoções!

Encare os seus problemas!

Seja você o seu próprio mentor! Pense antes de agir!

Nunca seja a vítima!

Prepare-se com conhecimento habilidades e atitudes para que você seja atrativo e se você for bem a fundo e perceber que não está tão atrativo assim: comece fazendo as trilhas da Cartórioflix que te trazem conhecimento, habilidades e atitudes. Existem vários cursos de autoconhecimento e gestão das emoções nas trilhas de prepostos.  Bom proveito! Você merece ser alguém feliz e um profissional reconhecido!

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