Gastos invisíveis na gestão do seu cartório

Os profissionais do direito que estão estudando para concurso e os administradores que buscam um cargo de gestão nos cartórios não sabem, mas a verdade é que quando você se torna titular ou gestor de um cartório, se depara com desafios inimagináveis relacionados a gestão de pessoas, finanças, processos e relacionamento com clientes e é imprescindível que você conheça detalhes da gestão para que o cartório seja sempre eficiente e eficaz e para que você não transfira para terceiros as decisões que são vitais para o seu negócio. Você tem administrado o seu cartório de forma estratégica? Ou melhor, você tem investido tempo para aprender como gerir seu cartório de forma estratégica ou terceiriza esse processo para um consultor? Eu sempre fui consultora então seria absurdo dizer que esta prática não é eficiente. Mas preciso te dizer que você pode delegar tarefas e algumas decisões da gestão, mas nunca pode se desconectar desse processo, pois a eficiência da sua gestão mora nos detalhes e depende da coragem das suas decisões. Quer um exemplo? Você certamente já sabe que a principal rubrica de despesas do seu cartório, até pela natureza de prestação de serviços, é a de pessoas (salários, encargos, benefícios). Você já pensou que pode estar pagando alguns salários em dobro simplesmente por não estar atento à rotatividade dos funcionários? Não se culpe. Isso é típico de quem está mergulhado no processo operacional e não pensou de forma estratégica sobre a gestão e essa visão não virá do seu financeiro e muito menos de um consultor! O índice de rotatividade da equipe, ou seja, o número de pessoas que entra e sai do seu cartório durante um ano pode representar um gasto considerável, visto que você paga o salário do funcionário que entrou, o salário do funcionário que saiu, tem gastos com horas de recrutamento e seleção de quem entrou, gastos adicionais com multas rescisórias de quem saiu e isso sem contar com todo o treinamento necessário para repor o conhecimento do ex-funcionário e os processos de integração. Se você colocasse na ponta do lápis o valor que você gasta em um ano com a troca de funcionários daria um bom programa de benefícios para manter a equipe do seu cartório em constante aprendizado e fortalecer a sua prestação de serviços. Experimente enviar um e-mail para o seu departamento de pessoal questionando quanto foi o seu gasto com demissões, multas e encargos do último ano e proponha-se a investir uma parte deste valor em políticas de benefícios para os seus principais talentos. Uma pesquisa recente mostra que 44% das lideranças não oferecem um plano de carreira atraente para os times para reduzir a rotatividade e manter a cultura de excelência e o conhecimento como um ativo e hoje em dia é estratégico que você crie formas de reter os bons profissionais tanto pela redução de gastos, quanto para estabelecer para uma experiência positiva nos clientes e a segurança jurídica dos processos. Conhecer bem a gestão do seu cartório pode melhorar a produtividade, a qualidade do atendimento ao público, fidelizar clientes, desenvolver habilidades essenciais de liderança como a visão holística da gestão e até mesmo implementar processos que garantam a sua conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Um ótimo ponto de partida para os líderes de cartórios é conhecer as ferramentas de administração e fazer uma jornada de treinamento para ampliar a sua conexão com a gestão, olhando o seu cartório como quem dá um zoom e vê tudo diferente lá de cima. Existem ferramentas de administração consolidadas para ajudar os gestores em cada um dos desafios e você não precisa pilota-las, mas deve conhece-las para saber fazer as perguntas certas nas reuniões, visando uma tomada de decisão mais alinhada com as suas expectativas, assim como definir os objetivos claros e as prioridades dos seus líderes e consultores. Nada disso é ensinado nos cursos de direito e muito menos abordado nos cursos de preparação para o concurso. Foi por isso que nós criamos o PLANO DE GESTÃO PARA CARTÓRIOS um CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CERTIFICADO PELO MEC com foco na realidade da gestão de Cartórios que oferece mais de 120 horas de capacitação especializada na realidade de serventias extrajudiciais.

 

Ao adquirir o Plano de Gestão de Cartórios você irá:

  • Conhecer as ferramentas indispensáveis para enfrentar as mais diversas situações da gestão e aprender como utilizá-las na prática, com exemplos de quem já viveu esse desafio
  • Antecipar-se aos problemas que surgem na própria transição de titularidade e receber dicas de como mitigar os impactos
  • Aumentar a eficiência e a produtividade do seu cartório.
  • Melhorar a qualidade do atendimento ao público.
  • Conhecer as estratégias de atendimento aos clientes
  • Aperfeiçoar a gestão financeira e a sustentabilidade do seu negócio.
  • Desenvolver habilidades essenciais de liderança e gestão de equipe.
  • Conhecer o passo a passo para se adequar as normas de gestão para a excelência e as ferramentas usadas pelos consultores de qualidade
  • Implementar processos que garantam a sua conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Esse é um curso de extensão universitária reconhecido pelo MEC e planejado por especialistas em gestão de cartórios que vai te ensinar as ferramentas indispensáveis para que essa etapa da realização do seu sonho seja exatamente como você sonhou. Não perca tempo e comece agora a aprender sobre a administração e se antecipar a tudo que você vai viver quando você passar no concurso de cartórios.

 

https://plataforma.cartorioflix.com.br/curso/como-administrar-seu-cartorio

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