Escassez de mão de obra capacitada é algo que vem afetando diversos setores no Brasil, inclusive o dos cartórios.
A importância de habilidades específicas para quem atua em cartórios é imprescindível, já que contar com uma equipe eficiente e produtiva é o sonho dos titulares. No entanto, essa qualificação tem se mostrado um enorme desafio, pois são diversos os requisitos necessários.
Serviços extrajudiciais exigem que os profissionais sejam extremamente responsáveis e com disposição para aprendizado constante, por ser este um setor que está sempre em atualização.
Mas como fazer uma boa gestão de pessoas em seu cartório mesmo nesse panorama de falta de mão de obra qualificada? Continue lendo e veja como fazer isso.
Escassez de profissionais capacitados em cartórios
Mostra-se muito difícil encontrar candidatos com as habilidades imprescindíveis para atuar em um cartório. A saber:
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Raciocínio lógico;
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Resolução de problemas;
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Resiliência;
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Capacidade de adaptação;
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Iniciativa;
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Autodisciplina;
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Perfil colaborativo;
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Facilidade para atuar em equipe.
A falta dessas habilidades, somadas ao fato dos profissionais precisarem estar alinhados às atualizações da legislação e das ferramentas tecnológicas, podem ser um pesadelo para os contratantes. Além disso, não basta encontrar um profissional com muitos certificados técnicos e muitas habilidades citadas. Os profissionais de cartório ainda precisam ter uma competência a mais, chamada humanologia, que é a capacidade de entender de pessoas para estabelecer uma comunicação empática com foco na resolução dos problemas.
Mas como resolver isso? Confira abaixo as dicas para sanar essa situação fazendo uma gestão de pessoas estratégica.
Atenção no processo seletivo
Muitos profissionais aceitam qualquer oportunidade de emprego por necessidade, de forma que você corre o risco de contratar alguém que não possui as habilidades que o cartório necessita. Avalie bem as características do profissional que você precisa na equipe para procurar com muito foco no seu processo seletivo e nas entrevistas.
Seu cartório precisa ser um excelente local para trabalhar
Ofereça um bom local de trabalho, pois há profissionais muito capacitados, mas que optam por recusar vagas que não oferecem benefícios. Também tenha um ambiente de trabalho positivo, que motiva o funcionário – para assim seu cartório reter talentos promissores.
Tenha programas de capacitação para novos profissionais do cartório
Verifique quais habilidades são necessárias para trabalhar em seu cartório e planeje um bom programa de capacitação. Podem ser aulas, palestras, workshops, isto é, tudo que agregue para os funcionários, sem prejudicar a vida pessoal deles. Isso pode resolver o problema da falta de mão de obra capacitada e, de quebra, você formará profissionais alinhados à cultura organizacional do seu cartório. A CartórioFlix é uma excelente opção de programa de gestão do conhecimento.
Incentive a equipe a estar sempre se qualificando
Incentivar o profissional a se capacitar é uma maneira de mostrar confiança no potencial dele. Além dos conhecimentos específicos da área jurídica e cotidiana dos cartórios, ofereça cursos de aprimoramento pessoal, inteligência emocional, atendimento humanizado, tudo que agregue para o cartório e a equipe.
Diferencie os profissionais que estão se capacitando continuamente daqueles que não tem disposição para aprender.
Invista em tecnologias no cartório
Investindo em ferramentas tecnológicas, os benefícios são muitos, mas o principal é a economia de tempo na rotina da equipe. Pois ao optar pela automatização das atividades, você agiliza o cotidiano e ganha produtividade, sem perda de tempo com treinamentos cansativos. Além do fato de que quando sua equipe de colaboradores tem ferramentas que ajudam no dia a dia, eles se sentem valorizados ao verem que seu líder trabalha em prol de facilitar os processos de forma que todos trabalhem com mais qualidade sem ficarem sobrecarregados com tarefas que poderiam ser simplificadas – agilizando os processos e dando mais qualidade.
Valorize os resolvedores de problemas no seu cartório
Nem tudo se resume a conhecimento e tempo de serviço. Existe uma competência chave nos tempos atuais que se chama Resolver Problemas e você precisa ter pessoas com essa qualidade dentro da sua equipe. Capacitação você pode resolver com o tempo, mas no mundo de transformações aceleradas, mercados ágeis e clientes sem paciência, nenhuma organização pode perder tempo com obstáculos inesperados. Por isso, qualquer profissional que tenha disposição e criatividade para resolver problemas vai fazer com que a sua presença seja estratégica. Para identificar esse profissional você precisa conferir o nível de organização, a capacidade de negociação, a comunicação, a inteligência emocional e a criatividade. Dica de ouro: Todos os cursos que desenvolvem essa competência estão disponíveis nas trilhas da CartórioFlix.
Gostou das dicas? Então use essas informações para que seu cartório não sofra mais com profissionais pouco capacitados! Até a próxima!