Você trabalha em cartório e sente que o estresse tem tomado conta da sua rotina? O mal do século está mais presente do que nunca, e muitas vezes ele surge da pressão constante, da falta de autoconhecimento e da dificuldade em gerenciar emoções, tanto dos funcionários quanto dos líderes. E o cartório, pela natureza do seu trabalho que precisa atender a muitas expectativas de clientes, chefes, prazos e provimentos, é um prato cheio para a gente se perder nas emoções e esquecer que a nossa vida vale mais e está passando, gerando um distanciamento da gente mesmo, que nos traz tristeza, falta de atenção, erros bobos e vontade de largar tudo.
Tem uma hora que o estresse nos leva a ter reações impulsivas e contrárias ao que a gente queria mesmo dizer ou fazer e ao invés de os problemas se resolverem, nossas atitudes geram mais problemas e a gente entra em um ciclo negativo. Quantas vezes você já pensou: “Eu não deveria ter dito isso”, “Se eu tivesse pensado melhor…”, ou “Eu deveria ter falado algo, mas fiquei com medo”? Eu não queria ter feito isso… aí vem a culpa, o medo e mais uma vez a tristeza.
Se você quer sair desse ciclo de estresse, agir com mais calma e assertividade, e ser reconhecido pela qualidade das suas ações, eu te asseguro que existe um caminho para isso! Mas você precisa estar presente e consciente dos seus processos e gatilhos.
Pense em um treinamento de evacuação em incêndios: estudos mostram que, no desespero, muitas pessoas correm direto para o fogo, ignorando as saídas seguras. Isso acontece porque, sem preparo emocional, nossa reação instintiva pode nos levar ao pior caminho. Mas com treinamento e repetição, é possível condicionar nossa mente a tomar decisões melhores. Isso se chama inteligência emocional e você pode desenvolver a sua no seu dia a dia.
Agora imagine que você pode ser um mestre nas relações. Um profissional que não se deixa levar pela raiva, pelo medo ou pela impulsividade. Um profissional que toma decisões com clareza e se destaca pela inteligência emocional. Isso é possível com treinamento e preparo adequado. A gente fica especialista em qualquer coisa que estejamos dispostos a treinar. Então vamos te preparar para se desviar com inteligência das armadilhas emocionais no ambiente de trabalho:
Se você está com problemas financeiros, pedir aumento baseado no seu “lixo emocional” é correr para o fogo. Ao invés disso, demonstre suas qualidades e conquistas. Tenha indicadores para mostrar a sua relação custo-benefício, esteja sempre na equipe de solução e, claro! Observe a sua relação com o dinheiro pois se você não tem respeito pelo seu salário, você sempre será escravo do dinheiro. Então mude seus hábitos, caso contrário você sempre viverá em estresse, mesmo que receba 3 vezes mais.
Se os clientes deixam você enlouquecido
Se você sente que está sendo esquecido no trabalho, que ninguém dá valor para a sua presença ou opinião, não jogue contra si mesmo com atrasos, faltas e desmotivação. Invista na sua imagem profissional. Primeiro corrija a sua parte no processo e ao mesmo tempo observe se essa emoção de rejeição e menos valia não é um condicionamento que já vem lá da sua família. Se você tem a autoestima baixa, procure formas de ajustá-la e de olhar para os seus pontos positivos. A rejeição que você sente dos outros é a rejeição que você tem por você mesmo. Se você se valoriza, se prioriza e se ama, as outras pessoas também vão começar a sentir o mesmo por você. Tudo é vibração.
Se você tem problemas com os colegas, não caia na armadilha de falar mal ou se afastar. Chame para uma conversa sincera.
Se você não está dando conta da quantidade de trabalho, busque ferramentas para organizar a sua rotina e comece a ter indicadores da sua produção. Isso vai te ajudar a criar um contexto adequado para conversar com o seu chefe sobre as suas demandas de trabalho. Lembre-se o foco é na solução e não na reclamação.
Se você não vê graça em nada na sua vida, se nada mais te traz alegria ou força de vontade, pode ser que você já tenha consumido toda a sua energia vital e nesse caso, é bem provável que você precise da ajuda de um profissional. Não é feio estar com depressão. Considere essa hipótese, pois o seu cérebro também adoece e pode estar precisando da sua atenção. Procure profissionais de saúde emocional para te ampararem nesse caminho de volta para o equilíbrio.
Lembre-se! As suas atitudes de hoje definem seu futuro profissional. Transferir suas frustrações para os outros não trará a saída para as suas angústias. Mas seguir um caminho consciente e planejado para encontrar a porta de saída do seu estresse pode transformar sua carreira e sua vida!
Agora é o momento de agir! Não espere que seu líder ou seu ambiente mude por você. Planeje-se, medite, organize suas emoções, encare seus problemas de frente e tome as rédeas da sua carreira.
E para acelerar esse processo, faça parte das trilhas da CartórioFlix! Lá, você encontrará cursos de autoconhecimento e gestão das emoções que vão te ajudar a conquistar mais equilíbrio e reconhecimento profissional.
Você merece uma vida mais calma e uma carreira de sucesso. Dê o primeiro passo agora!
Organização
Pare de Espantar Clientes: As Palavras Que Estão Sabotando Seu Atendimento no Cartório (e o Que Falar no Lugar!)
Olha, vamos ser sinceros: talvez você esteja afastando seus clientes sem nem perceber! No ritmo acelerado do dia a dia do cartório, o jeito como