O estresse da liderança: será que os titulares de cartórios estão vendo esse problema?

O estresse no dia a dia do trabalho possui algumas faces que, muitas vezes, não são consideradas ou olhadas com cuidado e de maneiras distintas. Uma destas faces é o estresse sofrido pelos líderes de um cartório. Será que os titulares estão olhando para este problema?

Pesquisas recentes apontam que 6 entre 10 pessoas com propensão ao desenvolvimento de síndrome do esgotamento profissional ou síndrome de burnout são os líderes. Mas que estresse é esse? De onde vem? Como identificá-lo, como tratá-lo e, principalmente, como evitá-lo para que você conte com líderes motivados na gestão do cartório?

A síndrome de burnout ou esgotamento profissional tem como principal sintoma a sensação de esgotamento físico e/ou mental, refletindo em vários outros sintomas secundários como agressividade, isolamento, mudanças de humor constantes e irritabilidade, além de ansiedade, lapsos de memória, pessimismo e baixa autoestima. Você já percebeu algum destes sintomas nos seus líderes?

É comum que, por serem pilares da gestão do cartório e pessoas com alto grau de conhecimento e comprometimento, os líderes não consigam perceber que estão entrando em sofrimento e que, justamente por serem as pessoas chave no processo de gestão para os titulares de cartório, o próprio titular não se dê conta da sobrecarga de trabalho e emocional que está sob os ombros dos seus líderes, até que eles entrem em sofrimento.

Se não levada em consideração a tempo, a síndrome de burnout pode resultar em depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e, pior, um pedido de demissão súbito. O diagnóstico deve ser feito por um médico psiquiatra, observando o histórico do paciente e seu ambiente de trabalho atual, mas é você, titular do Cartório, que tem o contato direto com os seus líderes, que poderá identificar alguns sintomas e criar planos de ação com os seus líderes para amenizar o peso do seu trabalho.

Ser um líder implica em uma série de aprendizados que são bastante positivos, no entanto, existe muita carga de responsabilidade que envolvem capacitar os funcionários, lidar com os problemas de clientes, estudar provimentos diários e trabalhar pelo melhor resultado do cartório na busca de honrar a confiança transmitida pelo titular o cartório. Essa jornada, se não for bem amparada, pode ser pesada e solitária para o líder. Em momentos cruciais, quando situações estressantes acabam sendo crônicas, esse transtorno poderá se tornar um limite de performance para o profissional e ele passa a entrar em sofrimento sem perceber e até mesmo comprometer o bom clima e o trabalho em equipe. Toda a eficiência, a inovação e o seu desenvolvimento podem ser prejudicados neste momento e se você, titular do cartório não ficar atento, poderá perder este profissional de sua confiança.

Mas como combater o estresse no trabalho? Exercícios físicos regulares, sessões de conversa entre o time para que adotem uma vida mais tranquila no ambiente do cartório são umas das principais maneiras de combater o estresse. Fique atento às férias. Um líder que não pode sair de férias é um forte candidato ao esgotamento. Isso não é eficiente e a longo prazo não é saudável para a gestão. Não negocie férias, faça com que seus líderes gozem todo o período, mesmo que fracionado, para que tenham pausas para descanso no decorrer do ano. Também é válido lembrá-los de cumprir a carga horária contratada, adotando uma rotina mais definida e com o mínimo de horas extras. É claro que existem picos de trabalho que exigem horas extras, mas esta prática não é saudável se for adotada como rotina. Observe o acúmulo de trabalho na sua equipe e especialmente nos líderes.

Seja criativo! Estabeleça pausas para a equipe respirar e crie ambientes de descanso no Cartório. Ter uma atitude positiva e uma visão otimista dos objetivos que, como líder de pessoas, você deve transmitir para a equipe também é uma maneira de evitar um sacrifício. Compartilhar o fardo do trabalho e mostrar seu empenho de maneira positiva pode contaminar, positivamente, o restante da equipe.

Por fim, pergunte como as pessoas estão e como elas se sentem no trabalho. É importante saber como seus colegas lidam com os desafios do dia a dia. Mostre para os seus líderes que eles não estão sozinhos no meio de um turbilhão de e-mails, tarefas, projetos etc.

E não se esqueça! Combater o estresse no cartório é a maneira mais eficaz para evitar futuras doenças como a depressão ou o esgotamento profissional, por exemplo – doenças muito mais sérias e que merecem atenção especial, conforme falamos acima.

Essas ações, com foco na redução do estresse do seu líder, vai transbordar sobre a sua equipe de trabalho e contribuir para o bom clima, concentração da equipe e a excelência no atendimento.

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