O papel do líder para o bom desempenho das equipes no cartório

Quando falamos do papel do líder no cartório, devemos pensar em uma pessoa multidimensional, que deve ter capacidade de gerenciar o capital humano e todas as suas expectativas, ao mesmo tempo em que administra o capital intelectual a partir de todas as novidades e provimentos, além de ter que se preocupar em administrar as expectativas e a satisfação dos clientes e usuários.
 
Ser um bom líder não é uma tarefa simples, mas também não é impossível, basta que goste de gente e desenvolva o autoconhecimento.
 
Se você é um tabelião, registrador ou desempenha um papel de liderança no cartório, saiba que você precisa girar vários pratos como um bom equilibrista, colocando energia nos provimentos e processos eficientes, mas sempre com foco no conhecimento, na motivação e no comprometimento da sua equipe. Por isso é tão importante estar por dentro das boas práticas de liderança.
 
Confira então o texto que preparamos e fique por dentro da importância da liderança nas equipes do cartório.
 
O que caracteriza um bom líder no cartório?
Em primeiro lugar, podemos acentuar que um bom líder no cartório possui uma comunicação habilidosa, estando acessível para o contato direto com sua equipe subordinada.
 
Além disso, o líder de cartório deve:
  1. Saber redirecionar as ações quando os comunicados não forem bem digeridos pelo time, ou quando são gerados comentários negativos sobre alguma nova regra ou norma;
  2. Estar aberto a mudanças, procurando ouvir opiniões diferentes da sua;
  3. Ter credibilidade para tirar dúvidas e reproduzir informações passadas a ele.
 
Porém, não é somente disso que um bom líder de cartório precisa para se firmar nessa posição. Acima de tudo, esse profissional precisa ser:
  1. Um ser humano íntegro, que consiga agrupar seus aspectos pessoais, experiências de vida, personalidade, emoções e competências, de modo a influenciar positivamente o desenvolvimento do seu trabalho;
  2. Uma pessoa influente, que representa a linha de frente de uma equipe, sendo responsável na gestão de todos os membros, devendo motivá-los;
  3. Um indivíduo de caráter, fazendo e incentivando o que é certo, deixando de lado caprichos e/ou impulsos;
  4. Alguém que prima pelo lado facilitador, prestando apoio nas fraquezas do time do cartório, fornecendo condições para que essas pessoas utilizem suas habilidades da melhor maneira possível
  5. Um cidadão que respeita as diferenças particulares, extraindo o melhor de cada um.
Dicas para aperfeiçoar a liderança dentro da equipe do cartório
 
1. Dê segurança à equipe
Crie um ambiente seguro para que todos tenham confiança em expressar suas opiniões e perspectivas.
2. Estimule a equipe a pensar
Um bom líder de cartório precisa conhecer a equipe, sabendo exatamente como desenvolver cada membro, a partir da capacidade de cada integrante.
Quando o seu funcionário vier fazer uma pergunta sobre um ato, pergunte para ele o que ele acha e faça-o pensar um pouco.
3. Forneça feedbacks
O líder deve se atentar às ações dos colaboradores e prestar opiniões construtivas sempre em momentos oportunos, criando assim um espaço de confiança mútua.
4. Seja um bom professor
Um líder de sucesso é alguém que assume o papel de professor, sempre disposto a ensinar e a aprender com os outros. Estimule o debate técnico entre as equipes.
5. Invista no relacionamento
É necessário ter ciência de que o sucesso do time é o seu próprio sucesso.
 
Quer desenvolver habilidades de um bom líder de cartório?
 
Além das dicas que mencionamos acima, sobre como o líder de cartório pode assumir esse papel de liderança, temos uma excelente dica para você que é tabelião, escrevente ou exerce outra atividade similar no ramo notarial.
 
Na plataforma Cartório Flix temos um curso especialmente desenvolvido para esse objetivo, onde se agrupam conhecimentos, habilidades e atitudes para você ser um bom líder de cartório. É só clicar no link.
 
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações recentes