Quando falamos do papel do líder no cartório, devemos pensar em uma pessoa multidimensional, que deve ter capacidade de gerenciar o capital humano e todas as suas expectativas, ao mesmo tempo em que administra o capital intelectual a partir de todas as novidades e provimentos, além de ter que se preocupar em administrar as expectativas e a satisfação dos clientes e usuários.
Ser um bom líder não é uma tarefa simples, mas também não é impossível, basta que goste de gente e desenvolva o autoconhecimento.
Se você é um tabelião, registrador ou desempenha um papel de liderança no cartório, saiba que você precisa girar vários pratos como um bom equilibrista, colocando energia nos provimentos e processos eficientes, mas sempre com foco no conhecimento, na motivação e no comprometimento da sua equipe. Por isso é tão importante estar por dentro das boas práticas de liderança.
Confira então o texto que preparamos e fique por dentro da importância da liderança nas equipes do cartório.
O que caracteriza um bom líder no cartório?
Em primeiro lugar, podemos acentuar que um bom líder no cartório possui uma comunicação habilidosa, estando acessível para o contato direto com sua equipe subordinada.
Além disso, o líder de cartório deve:
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Saber redirecionar as ações quando os comunicados não forem bem digeridos pelo time, ou quando são gerados comentários negativos sobre alguma nova regra ou norma;
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Estar aberto a mudanças, procurando ouvir opiniões diferentes da sua;
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Ter credibilidade para tirar dúvidas e reproduzir informações passadas a ele.
Porém, não é somente disso que um bom líder de cartório precisa para se firmar nessa posição. Acima de tudo, esse profissional precisa ser:
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Um ser humano íntegro, que consiga agrupar seus aspectos pessoais, experiências de vida, personalidade, emoções e competências, de modo a influenciar positivamente o desenvolvimento do seu trabalho;
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Uma pessoa influente, que representa a linha de frente de uma equipe, sendo responsável na gestão de todos os membros, devendo motivá-los;
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Um indivíduo de caráter, fazendo e incentivando o que é certo, deixando de lado caprichos e/ou impulsos;
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Alguém que prima pelo lado facilitador, prestando apoio nas fraquezas do time do cartório, fornecendo condições para que essas pessoas utilizem suas habilidades da melhor maneira possível
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Um cidadão que respeita as diferenças particulares, extraindo o melhor de cada um.
Dicas para aperfeiçoar a liderança dentro da equipe do cartório
1. Dê segurança à equipe
Crie um ambiente seguro para que todos tenham confiança em expressar suas opiniões e perspectivas.
2. Estimule a equipe a pensar
Um bom líder de cartório precisa conhecer a equipe, sabendo exatamente como desenvolver cada membro, a partir da capacidade de cada integrante.
Quando o seu funcionário vier fazer uma pergunta sobre um ato, pergunte para ele o que ele acha e faça-o pensar um pouco.
3. Forneça feedbacks
O líder deve se atentar às ações dos colaboradores e prestar opiniões construtivas sempre em momentos oportunos, criando assim um espaço de confiança mútua.
4. Seja um bom professor
Um líder de sucesso é alguém que assume o papel de professor, sempre disposto a ensinar e a aprender com os outros. Estimule o debate técnico entre as equipes.
5. Invista no relacionamento
É necessário ter ciência de que o sucesso do time é o seu próprio sucesso.
Quer desenvolver habilidades de um bom líder de cartório?
Além das dicas que mencionamos acima, sobre como o líder de cartório pode assumir esse papel de liderança, temos uma excelente dica para você que é tabelião, escrevente ou exerce outra atividade similar no ramo notarial.
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Esperamos que tenha gostado do conteúdo e até a próxima!