Por que alguns profissionais de cartório se destacam mais que outros?

Há determinadas características, aptidões e diferencias que saltam aos olhos dos líderes e que são determinantes para que algumas pessoas cresçam mais rápido que as outras. Eu já trabalhei no cartório e vi profissionais excelentes e com muito conhecimento que trabalharam 30 anos na mesma função, enquanto outros profissionais começaram a trabalhar e em menos de dois anos se tornaram líderes no cartório e outros ainda que se destacaram e depois saíram para abrir seus próprios escritórios e se tornaram advogados incríveis, virando clientes especiais do mesmo Tabelionato.

O que aqueles funcionários que cresceram tinham de diferente do funcionário que, embora fosse um excelente funcionário e com muito mais tempo de experiência prática, não cresceu?

Certamente algumas habilidades e atitudes foram imprescindíveis e nós vamos explorar esses diferenciais para que você, como profissional, precisa identificar quando algo está bloqueando o seu crescimento e prosperidade ou possa também se identificar como o profissional que prefere ficar no mesmo cargo, pois prefere a estabilidade.

Em primeiro lugar temos que lembrar que tudo é uma questão de perfil e de expectativa. Você pode estar contente e alegre pelo que tem, pelo cargo que ocupa e não faz questão de crescer e ampliar suas responsabilidades, ainda que não seja tudo o que você planeja é isso que você quer para a sua vida. Assim era aquele funcionário de 30 anos que falei para vocês. Mesmo fazendo todos os dias a mesma coisa ele amava o que fazia e trabalhava sempre com muita motivação, mas não queria crescer. Outra coisa seria trabalhar 30 anos no mesmo cargo por estar conformado, assumindo o tamanho e a forma da realidade em que vive, mesmo que esse modelo esteja insuficiente ou insignificante, acreditando que você não pode, não merece ou não tem capacidade.

Você está contente ou conformado com o cargo que ocupa hoje? Se você está contente, ótimo! Continue fazendo o seu melhor, pois coisas boas estão por vir. Mas se você se identifica como conformado, você precisa identificar as crenças e bloqueios que te limitam a crescer e ressignifica lós para que você não perca toda a sua motivação e propósito pelo trabalho e se torne um funcionário negativado, correndo o risco até de perder o emprego.

Agora, vamos voltar aos diferenciais das pessoas contentes que querem crescer e prosperar na carreira:

A primeira questão que faz as pessoas se destacaram é a aptidão de trabalhar em equipe: Quando se trabalha em equipe, muitos desafios profissionais são enfrentados em conjunto e o impacto das suas boas ações é rapidamente reconhecido por muitas pessoas. Seus colegas passam a gostar especialmente de você e valorizam a sua presença na equipe e isso faz com que o seu líder te veja como um pilar.

O mercado de cartórios valoriza profissionais que se esforçam para manter a equipe em sinergia, pois sabem que os melhores resultados surgem quando todos estão trabalhando com o mesmo objetivo. Por conta disso, é essencial que você conquiste a confiança da sua equipe e até mesmo dos outros setores, demonstrando empatia habilidade para lidar com opiniões diferentes e acima de tudo, ficando a disposição para contribuir com o trabalho dos seus colegas quando você identificar uma sobrecarga.

 

Boa comunicação – Esse tópico se relaciona diretamente com o anterior, já que saber se comunicar de maneira eficiente é um requisito mínimo para conseguir trabalhar em equipe.

 

Através dessa skill, você será capaz de demonstrar suas capacidades profissionais e manifestar suas ideias e pontos de vista durante sua trajetória no cartório. Esse diferencial não se resume apenas a ter uma boa dicção e oratória, mas também inclui outros atributos como a comunicação por meio da escrita e a capacidade de ouvir seus colegas e clientes com atenção plena o que fará com que as pessoas sintam que são importantes para você e estabeleçam um sentimento de fidelidade com você. Além de tudo isso, a habilidade comunicativa te ajuda a potencializar o seu networking, requisito poderoso para expandir suas oportunidades profissionais e é sobre esse diferencial que falaremos a seguir:

 

Network é um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. 85% dos resultados que você não conquista estão nas pessoas que você não se conecta. Se você quer conquistar novos desafios e subir degraus na sua vida é preciso estar entre pessoas que tem mais conhecimento e estão vibrando em uma energia mais alta que você. Você não vai encontrar novidades circulando sempre entre as mesmas pessoas. Mas você precisa ser mais interessante do que interessado. Precisa gerar o movimento e ajudar antes de ser ajudado. Lembre-se que no mercado de trabalho, infelizmente, a percepção que as pessoas tem de você vale mais do que realidade, então cuide da sua imagem e do seu repertório.

 

Repertório: Pessoas interessantes e que conquistam espaço na mesa de pessoas mais interessantes do que elas, tem um repertório vasto para conversar. É muito importante ter o conhecimento para andar com as pessoas que podem gerar valor na sua vida. Você não vai se conectar com pessoas certas se você não tiver as habilidades que ressoam com a energia das pessoas certas. Você não vai se destacar para o tabelião ou o registrador se você não tiver aquele conhecimento diferenciado ou aquela segurança para estar ali que vem do alicerce do conhecimento. Você pode até sentar na mesa de pessoas muito ricas, mas você não vai se manter nessa mesa se não tiver as atitudes certas e o repertório de conversas interessantes que te mantenham ali. Lembre-se todo mundo quer estar nesse lugar e vai fazer de tudo para sentar-se na sua cadeira. A única coisa que vai fazer você ficar é ser realmente uma pessoa interessante. E as pessoas que se destacam intuitivamente sabem disso. Você tem mais valor se estiver sempre investindo no seu Conhecimento, nas suas Habilidades e nas suas Atitudes constantemente.

 

CHA – O conhecimento que você tem carrega as chaves para te abrir as portas do crescimento profissional. Mas o conhecimento não vai te conectar com certas pessoas que não tiver certas habilidades profissionais. E você também não vai se conectar com as pessoas se não tiver as atitudes certas no seu dia a dia. Você precisa ser uma pessoa interessante para não se tornar um interesseiro.

 

 

Positividade –O mercado de trabalho tende a favorecer profissionais que possuem esse diferencial, pois a maior parte das pessoas apresentam dificuldades para lidar positivamente com eventuais contratempos. Não estou aqui querendo que você vire um bicho grilo que acha tudo lindo. A sugestão é que você olhe para cada desafio como um degrau a ser superado e uma oportunidade de crescer, indo para o lado contrário das pessoas que passam reclamando quando qualquer folha cai na sua frente na trilha. Um profissional que consegue enfrentar empecilhos com ânimo e otimismo não irá se sentir desgastado quando precisar encarar possíveis obstáculos durante o trabalho e não irá triplicar o problema tornando-o mais difícil de se resolver de tanto que reclama ao invés de focar na solução. Além disso, esse tipo de profissional possui a habilidade de motivar as pessoas que estão ao seu redor, impulsionando sempre a equipe em busca dos melhores resultados.

 

Organização – O desenvolvimento da habilidade de organização tem o poder de tornar o profissional mais focado e produtivo, colaborando também com o controle da administração do tempo e com a conquista das metas. Todos esses aspectos são capazes de provocar um grande impacto nos resultados do setor ou do cartório, estimulando o mercado de trabalho a destacar os profissionais que se mostram organizados e a par de todas as responsabilidades.  Além disso, um funcionário organizado transmite segurança para o cliente, o que valoriza o seu passe no mercado de trabalho, tanto entre os cartórios quanto entre as empresas que são clientes de cartórios.

 

Inteligência para tomar decisões e desenvolver estratégias- Existem profissionais com características passivas, que evitam compartilhar o seu ponto de vista e são extremamente inseguros na hora de tomar uma decisão. Essa era a característica daquele colega de 30 anos de cartório, lembra? Ele não decidia nada. Fazia todos os dias a mesma coisa, mas bastava mudar um pouco o contexto da escritura que ele precisava perguntar para o líder. Isso transmitia para a sua imagem um fator crítico para qualquer promoção: a insegurança e falta de confiança.

Em paralelo, também existem profissionais mais determinados, que desenvolvem estratégias, apresentam seus pontos de vista e são capazes de tomar decisões com clareza e segurança. Esses profissionais estudam antes de perguntar para os seus líderes. eles apresentam opções para a tomada de decisões e tem capacidade de debater sobre essa questão técnica, o que cria confiança e respeito nos seus líderes porque demonstra segurança e interesse em aprender. São esses profissionais que chamam a atenção e se destacam em organizações dos mais diferentes segmentos.

 

Capacidade de desenvolver novas habilidades- O mercado extrajudicial está em constante atualização, novas habilidades estão sendo requeridas a todo momento e, para ser um profissional de destaque, é preciso se manter sempre alinhado com essas transformações. Esteja disposto a investir em conhecimento e desenvolva novas competências. Desse modo, você não cairá na obsolescência e se tornará um profissional mais completo e atualizado em relação a sua área de atuação. Lembra do repertório que falamos antes? Você precisa estar com o seu em dia e é por isso que um programa de treinamento contínuo e focado no seu CHA pode ser a melhor opção para que você seja essa pessoa que se destaca.

 

Conheça o Programa de Treinamento da Cartórioflix que te traz conhecimentos, habilidades e atitudes e destaque-se com todas essas competências.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações recentes