Existem prós e contras em todos os tipos de trabalhos do mundo e no cartório não seria diferente. Temos que reconhecer que o trabalho é uma grande oportunidade de nos polirmos diante das fricções e dos contrastes. É muito fácil ser buda no topo da montanha, ou seja, ser uma boa pessoa toda namastê lá em cima, onde se ouve o som dos pássaros e do vento e mais nada. Aqui embaixo, no dia a dia, é que a gente se desenvolve de verdade. É nos contrastes de relacionamento, nas resistências e nadando contra a correnteza que nos deparamos com nossas sombras, medos, raivas, impaciências, resiliência, compaixão, solidariedade e que precisamos procurar recursos dentro de nós as condições para superarmos cada desafio. É nos relacionamentos que somos forjados e que crescemos como seres humanos e é o trabalho um dos ambientes que nos permite todas as experiências.
Ninguém se desenvolve, cresce e se expande em um ambiente favorável apenas onde todos são iguais a você, ninguém te questiona, ninguém discorda de você e nada te desafia. Então tenha em mente que todo o trabalho é bom não apenas pelo seu crescimento financeiro, ou seja, porque ele gera recursos para que você dê os próximos passos como a busca de conhecimento contínuo, mas o trabalho também é bom porque desenvolve o seu caráter e te espicha para que você aprimore os seus relacionamentos e te torne um ser humano melhor.
O cartório é um lugar incrível para se trabalhar se você olhar por esse ângulo: é lá, do balcão do cartório para dentro (no trabalho em equipe) e no balcão do cartório para fora (no atendimento aos clientes) que você experimenta oportunidades de relacionamentos com personalidades diferentes, portanto encara muitos desafios vão te fazer amadurecer. Ao ver os contrastes você vai experimentar a empatia e criar suas convicções sobre o que se faz e o que não se faz no tratamento com outras pessoas, por exemplo.
O cartório é um lugar incrível de se trabalhar, pois ao atender todos os tipos e perfis de clientes, você se depara com muitos cenários e muitas situações e isso amplia o seu repertório e a sua capacidade de pensar rápido, raciocinar rápido em busca de soluções e de conter suas reações a partir do seu autoconhecimento.
É no cartório que você conhece um colega de trabalho que não pode comer queijo todos os dias porque vem de uma família muito humilde e você nunca pensou em comer um sanduíche sem recheio. Então você conhece muitas realidades que vão além do seu contexto familiar. Também é no atendimento no cartório que você vê uma família disputando a herança de um pai ausente e decide que quando se tornar pai vai cuidar bem dos vínculos familiares. É no cartório que você trata de milhões de reais em um só negócio e isso são só números. É no cartório que você precisa da ajuda e da boa vontade de um funcionário público para o cumprimento de um prazo. É no cartório que você vê como funciona uma partilha, um divórcio, uma união estável, todos os tipos de registros e aprende na prática tudo o que não é dito na faculdade de direito.
Tenha certeza de que se você estuda direito ou administração, a sua experiência no cartório vai te tornar um profissional muito diferenciado, não apenas pelo conhecimento técnico, mas pela sua capacidade de relacionamento, então, querido aluno: mesmo que você esteja achando tudo muito estressante e desafiador, pode ter certeza de que você está sendo preparado para algo maior: então faça o seu melhor!
Se eu pudesse relacionar os principais desafios do dia a dia do trabalho no cartório eu diria que:
- As divergências de opiniões e método de trabalho podem ser desafiadoras. Um escrevente aceita tal documento e o outro dispensa e isso pode ser complicado se vocês não alinharem os processos. Essa falta de alinhamento exige que se tenha mais comunicação e processos claros.
- Falta de comunicação: A comunicação assertiva é fundamental para construir confiança.
- Falta de cooperação: É importante que a liderança delegue e formalize os acordos, de preferência, com prazos de entrega.
- Falta de confiança: A confiança é a base do trabalho em equipe. Então contar com os colegas e líderes para cumprir um bom trabalho é essencial.
- Medo de conflitos: as pessoas evitam falar as verdades para evitar conflitos, mas às vezes encarar conversas difíceis pode melhorar o ambiente de trabalho. Lembre-se: ninguém precisa ter razão, mas vocês precisam sair da conversa com um comprometimento.
- Falta de comprometimento: É importante que os colaboradores se sintam desafiados a dar o seu melhor e cumprir a missão do cartório.
- Falta de conhecimento, habilidades e atitudes: quando um funcionário atende mal ou erra, compromete a imagem de todos os membros da equipe porque o cliente nem lembra o nome do atendente, ele vai falar do cartório. então todos precisam estar comprometidos com um bom trabalho e atentos aos resultados.
- Atualizações legislativas- O Direito Notarial e Registral está em constante evolução, com mudanças que impactam diretamente o trabalho dos profissionais então você não para nunca de aprender e tem que estar aberto para as mudanças constantes. Isso é desafiador.
- Atendimento on-line- Oferecer atendimento online pode evitar que clientes se sintam incomodados por terem que comparecer ao cartório para resolver questões simples, mas por outro lado se não for bem explicado para o cliente e se o atendimento não for humanizado o cliente vai reclamar de qualquer jeito. Isso pode te deixar um pouco desanimado por um lado, mas também te desafiar a ser um atendente incrível também pela modalidade on-line. Desafie-se!
- Gestão das expectativas: É preciso gerir as expectativas dos clientes. Muitas vezes o cliente não sabe o que quer e isso exige uma paciência enorme. Isso exige compaixão, paciência, perseverança e habilidades de negociação. Olha quantas oportunidades de crescimento esse desafio pode te trazer, especialmente se o cliente estiver bravo e gritando sem razão. É nessa hora que você e os seus colegas podem criar muitas estratégias para acalmar esse ser humano inconformado! Olhe tudo por outro ângulo e veja quantas coisas boas você pode viver e como você pode servir ao trabalhar no cartório.
Sim! São muitos desafios e muitas oportunidades de edificar a sua carreira e te tornar um ser humano melhor. Como sugeriu Madre Teresa de Calcutá: não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz. Olhe para essa função, olhe para essa missão e não para o trabalho em si. Reconheça-se como um trabalhador (não necessariamente do cartório, mas que onde quer que esteja, faça o que estiver fazendo) entrega uma semente do bem para as pessoas. Então, todos os outros desafios serão só oportunidades de crescimento pois você está cumprindo o seu propósito!
Nós desejamos que você cresça com esse vídeo e que siga se aprimorando. Conte com a Cartórioflix para edificar a sua carreira com conhecimentos habilidades e atitudes!
Sabrina Gomes Regra