Sua carreira não é como um macarrão instantâneo

Uma carreira sólida no cartório demanda tempo e esforço para ser construída. Então, se você está com pressa para crescer apenas para receber uma remuneração maior, pense em outra carreira que exija menos esforço e conhecimento e que te traga retorno rápido. Mas avalie bem, pois tudo o que é instantâneo e não exige dedicação e pessoas diferenciadas, também é frágil, ou seja, você pode ser facilmente substituído, pois qualquer um pode fazer aprender logo o trabalho por um salário menor. Tenha em mente que macarrão instantâneo pode te alimentar a curto prazo, mas não vai te nutrir e deixar eu corpo forte, sem contar que macarrão instantâneo é bem barato.

Para crescer no cartório você precisa primeiro construir uma base de confiança com o seu líder direto. Essa confiança vai passar pelo seu conhecimento técnico – índice de erros e acertos nos atos, capacidade de construir soluções assertivas para as demandas do dia a dia do cartório, habilidades de debater as questões técnicas com seus líderes e transferi-las em forma de ensinamento para os seus colegas e clientes e, tão importante quanto estas duas competências, a construção da sua confiança e reputação passará pelas suas boas atitudes: otimismo, proatividade, alegria, disposição, comprometimento e trabalho em equipe.

Mas saiba que mesmo que você acerte tudo isso durante um tempo, isso não significa que você será promovido instantaneamente. É preciso enfrentar desafios, superar obstáculos e persistir diante das adversidades, sempre empilhando mais competências e experiências para que a sua assertividade se instale como a imagem de um profissional diferenciado, uma referência no cartório e para os clientes.

É importante ter em mente que o caminho para o sucesso profissional é uma jornada que requer tempo e dedicação constante e que algumas vezes você vai desanimar. Também é importante ter em mente que o cartório é uma opção, mas tudo o que você vive no dia a dia deste trabalho te torna um especialista extrajudicial, com conhecimentos que não se aprende na faculdade de direito e isso pode abrir muitas portas na sua carreira.

Com tudo isso quero te dizer que se por algum motivo, como falta de oportunidades, competição acirrada, tamanho do cartório, falta de visão do seu líder, falta de reconhecimento financeiro proporcional à sua entrega, as portas não se abrirem no cartório que você está hoje, se você se dedicou, estudou, desenvolveu habilidades e atitudes, pode poderá tomar decisões mais corajosas como procurar outro emprego e subir um novo degrau. Mas até nesta fase você precisará de boas referências e de todas as competências que você desenvolveu no cartório. Nada está perdido, ao contrário! Você se tornou um especialista! Então siga em frente na sua jornada até saber o momento certo de mudar. Jamais desista ou se acomode quando o assunto é a sua jornada profissional.

Você já ouviu falar que o olho do dono engorda o gado? Essa é velha né? Mas é sobre isso que estamos falando quando se fala da sua vida profissional! Quem cuida da sua carreira é você. Se o dono do gado não cuidar do seu próprio rebanho, não o alimentar, não o proteger e não colocar sua energia para que ele engorde e cresça, os outros não farão com a mesma dedicação. Ninguém vai cuidar da sua carreira se não for você mesmo. Então não transfira para o seu chefe a responsabilidade sobre o seu crescimento profissional e não espere que ele te diga o que você tem que fazer! Seja o observador da sua carreira e o seu melhor incentivador.  Seja mais do que um simples mensageiro, seja a mensagem!

Uma carreira sólida é fruto de dedicação, coragem, paciência e comprometimento ao longo do tempo e a cada resposta certa que você se dá, você sobe mais um degrau na sua credibilidade, confiança e experiência rumo às suas metas e isso funciona no cartório e em todo o mercado de trabalho. Cada passo dado e cada situação vivida vão contribuir para a construção da sua história profissional, duradoura e consistente. Seja tão dedicado, tão boa gente e tão confiante que mesmo quando você errar, as pessoas vão te ajudar a solucionar o problema sem questionar a sua idoneidade.

Se você quer começar agora a organizar a sua vida profissional e colocar uma meta para o seu crescimento, comece observando-se no dia a dia de trabalho. Anote todas as suas atitudes positivas como forças, anote todo o conhecimento que você tem sobre o seu trabalho e tudo o que te faz agregar valor ao cartório. Depois disso, faça uma lista de quem você quer ser e o que você precisa adquirir de competências para chegar lá. Anote todos os cursos que você precisa. Anote todas as atitudes que te faltam aprimorar. Comprometa-se com objetivos claros para “engordar a sua boiada”, criando uma meta por semana ou por mês. Gerencie-se! A pressa é sua. A carreira é sua! Planeje-se e execute o seu plano com toda a dedicação! E, quando você desanimar, motive-se lembrando que você tem uma meta maior! Só você pode se incentivar a continuar, porque o plano de carreiras é seu e os frutos da prosperidade que você pode atingir também serão seus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações recentes