Trabalho em equipe: como ser um colaborador diferenciado no cartório

Você lembra dos jogos da educação física na escola? A professora separava dois líderes e eles começavam a montar o seu time. Esse momento para mim era terrível porque eu sou boa em natação e nunca fui boa com bola. Então os líderes escolhiam sempre os mais fortes, mais espertos, mais raçudos. Todo o líder quer ter um time forte! Um time com alta energia! E existem pessoa que se destacam quando se fala do sucesso de uma equipe, basta pensar no futebol.

Ser um membro de equipe forte é essencial para evoluir na carreira, mas quais atributos um funcionário de cartório deve ter para se destacar como alguém eficiente, para ser reconhecido na equipe como alguém confiável e com quem todos podem contar? Como criar essa reputação, essa imagem inquestionável? Quais as competências para ser um membro de equipe eficaz?

Primeiro: Você já deve ter ouvido o clichê: não existe eu em uma equipe. Isso significa que, para ser um bom membro de equipe não se pode cuidar das suas necessidades individuais. Ao trabalhar em uma equipe é fácil sentir que suas preferências precisam ficar em segundo plano. Em equipe, não existe eu, mas sim nós. Logico que haverá momentos em que as suas necessidades e as da equipe não se alinharão, por exemplo: a equipe quer trabalhar em um sábado para poder resolver o acúmulo de minutas para concluir. Mas todos podem justamente no dia do aniversário da sua avó. Nesta hora entra uma competência muito importante para o trabalho em equipe: flexibilidade. Quando você faz sacrifícios e prioriza seus colegas, gera confiança na equipe. Demonstrar interesse em estar naquele sábado para resolver o trabalho acumulado, mas explicar que a data do aniversário da sua avó já estava marcada a muito tempo é essencial. Criar um plano para chegar mais tarde e ou sair mais cedo pode criar o vínculo de confiança na equipe. As pessoas ficam dispostas a ajudar você, principalmente se você já ajudou talvez. A comunicação aberta e um histórico de comprometimento vai te ajudar em momentos que exigem flexibilidade.

Segundo: Confiança. Para gerar confiança na equipe precisamos de boas práticas e constância. Isso mesmo. A confiança requer tempo e esforço e pode ser quebrada rapidamente. Por isso coloque as necessidades da equipe antes das suas sempre. Pode ser que você queira adiantar um serviço que está na fila por causa de um cliente que é seu amigo. Ao tomar a decisão de mudar algo no trabalho da equipe é preciso comunicar com transparência, dando um bom exemplo para que ninguém pense que você tem algum tipo de ganho pessoal. Esse comportamento gera confiança. Então quando falamos de boa reputação e confiança, saiba que para ser uma pessoa confiável você deve manter seus compromissos em dia. Entregar resultados periodicamente. Comunique as atualizações do seu trabalho para a equipe, lembrar que seu nome e sua palavra são sagrados: sempre que puder, cumpra o que disse que faria na data e no horário. Se você sentir que não vai dar conta, avise com antecedência. Mesmo que as pessoas pareçam não prestar atenção, você nem imagina o que as pessoas notam, mas não comentam. Se prometer e não cumprir você, ficará com a reputação de não confiável. Portanto se você aceitar uma reunião semanal às 7:00, esteja lá nesse horário. Se você adoecer ou encontrar um obstáculo ou algo que te impeça de honrar um compromisso ou entregar os resultados esperados pela equipe, informe a equipe de imediato, isso permite que todos ajustem suas expectativas e cargas de trabalho. Ah, mas ninguém tem nada a ver com minha vida. Se não informar, as pessoas ficarão com a imagem de quando você as decepcionou faltando sem avisar, por isso é preciso informar a equipe quando não puder cumprir algum compromisso ou resultado.

Terceiro: Positividade. É importante manter uma atitude positiva para ser visto como um membro de equipe que agrega. Destaque as forças de seus colegas elogiando-os, não faça fofocas, nem fale negativamente dos projetos da equipe. Ressalte a importância de um colega à medida em que ele contribua para as metas da equipe. Observe e fale dos esforços das pessoas. Dê o devido crédito para a equipe quando vocês conquistarem algo e faça isso falando sobre eles, sobre o ingrediente que cada um trouxe para o resultado. Dentro do quesito positividade, por mais tentador que seja saber sobre a vida de alguém: não faça fofocas sobre os colegas de equipe. Isso inclui ouvir, discutir ou divulgar informações que você não sabe se são verdadeiras. Um problema com as fofocas no trabalho é que se espalham facilmente começam como algo pequeno, até bem-intencionado, mas quando você conta algo a uma pessoa, o problema é que ela contará a outra pessoa e assim por diante e de repente, o que você falou se tornou incontrolável e muitas pessoas ouviram alguma versão do que você tinha dito inicialmente. É como a brincadeira do telefone sem fio, onde cada pessoa transmite uma versão do que ouve e quando chega a última pessoa as informações são muito diferentes das iniciais. Isso é muito problemático, porque espalha informações falsas ou confidenciais e debilita a confiança e o clima da equipe.  Além de ter uma atitude positiva quanto a seus colegas e de evitar fofocas, manter uma visão positiva sobre o trabalho é importante para a sua reputação. A atitude positiva pode ser contagiante e felizmente você pode praticá-la com facilidade no seu dia a dia. Para começar, não reclame. Você gostar ou não do cliente ou da tarefa não muda o fato de que é preciso resolvê-lo. É muito melhor trabalhar com alguém que é positivo sobre o trabalho do que alguém que passa bufando. Outra coisa a fazer é tentar ver o lado positivo de cada situação.

Agora que você examinou os comportamentos de um membro de equipe eficaz, poderá se tornar um no seu dia a dia. Você não precisa adotar todas as práticas de uma vez. Pense que foi instalada uma atualização no seu software e que diante de situações desafiadoras, você vai saber o que fazer, pois aprendeu nesta atual. Concentre-se em 2 ou 3 atributos por semana e antes que perceba demonstrará naturalmente seu valor como membro de equipe.

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