VOCÊ PRECISA DE UMA EQUIPE INTELIGENTE NO CARTÓRIO

Eu podia dizer que o Programa de Treinamento Contínuo é importante para melhorar a qualidade do atendimento, para aumentar a retenção de talentos, para promover a adaptabilidade e para fortalecer a cultura do cartório, mas o que você quer mesmo é ter pessoas mais inteligentes, que pensem antes de vir te fazer sempre as mesmas perguntas e que raciocinem sobre os casos, para reduzir erros que te fazem passar vergonha diante de clientes importantes.

Eu não estou falando de dar um curso eventualmente para a sua equipe e querer que eles sejam mais inteligentes. Estou falando de subir a barra da inteligência do seu cartório como um todo. Você precisa de pessoas mais ágeis, que pensam sobre o processo, que raciocinam sobre as suas ações, que aprimoram os processos, que se dão conta de um erro antes que o serviço chegue nas mãos do cliente, pessoas que pensam na frente, que refletem sobre os impactos de uma mudança de provimento no seu processo de trabalho e isso só se consegue por meio de um Programa de Treinamento Contínuo. Mas porque Sabrina?

Um estudo que comprova que o treinamento contínuo nos deixa mais inteligentes. O nosso cérebro é muito ágil. Quando ele percebe que estamos sempre fazendo os mesmos movimentos ele cria atalhos para acelerar o processo e o raciocino e é por isso que pessoas que estudam continuamente são mais inteligentes e perspicazes. Esse estudo foi feito pelo neurocientista Steven Parton que apontou que quem estuda um pouco todos os dias é sim alguém mais inteligente e ágil, não pelo conteúdo em si, mas pelo exercício do seu cérebro.

Olha a figura abaixo: um cérebro de quem não tem o hábito de estudar e aqui ao lado um cérebro de quem estuda continuamente. O cérebro de que estuda não tem tantas fendas, pois as sinapses neurais foram fechando os espaços para que o raciocínio seja mais rápido. Entendeu? Por isso não adianta você querer que eles estudem de uma hora para a outra e que sejam mais inteligentes como um milagre de Deus. Também não adianta querer dar uma assinatura da Cartórioflix para todos sem dizer o que eles têm que estudar, como e quanto eles tem que estudar, além de dizer o que eles ganham com isso.

Isso seria como me colocar a fazer musculação todos os dias. Eu não gosto. Pode me dizer que eu vou ficar sarada, que vou ficar mais saudável, que lá na frente eu vou me sentir bem, mas o fato é que agora eu não gosto. Eu faço musculação arrastada e todos os dias eu espero que aquele botão de serotonina seja ativado em mim para que eu sinta falta de treinar no feriadão. Mas agora, já entrou na rotina. Já virou um hábito e hoje não é mais sofrido. Simplesmente entrou na rotina. Hoje eu percebo os ganhos no corpo e é melhor fazer a musculação do que ficar sem fazer. Acho que um dia a satisfação virá. (risos)

Quero te dizer com isso que conduzir a sua equipe para um programa de treinamento não será uma ação instantânea. Eles vão resistir simplesmente porque não tem esse hábito. E mais: eles precisam ver os ganhos destas ações, porque até agora eles pensam que estão estudando para você. Então anote aí: você líder!

  • Dar um curso aqui e outro ali não é um programa de Treinamento Contínuo que vai deixar a minha equipe mais inteligente.
  • Fazer uma reunião de vez em quando para lermos juntos um provimento não é um programa de treinamento que vai deixar a minha equipe mais inteligente.
  • Para criar um programa de treinamento contínuo eu preciso ter paciência e constância.
  • Para criar um programa de treinamento contínuo para a minha equipe eu preciso mostrar vantagens reais.
  • Para criar um programa de treinamento contínuo eu preciso criar uma cultura de estudos, que envolve estudos diários, reuniões de debates e meritocracia.

Se você quer uma equipe forte, inteligente e inovadora, onde os erros que acontecem são inéditos e não se repetem, vou te dar uma dica:

Descreva as tarefas de cada funcionário – as funções de cada um no seu Cartório.

Peça que eles façam isso para você.

Analisando o que cada um faz, sente com a equipe e tente identificar o fluxo do processo de trabalho. A entrada do serviço até a saída para que eles se vejam no processo.

Validadas as descrições de cargos e tarefas, veja o que cada cargo precisa saber para desempenhar bem as suas funções. Quando eu digo saber é conhecimento técnico, mas existem as competências essenciais de cada cargo habilidades e atitudes que também exigem estudo, pois o óbvio não é óbvio.

Seja específico. Já cansei de ver líderes reclamando da sua equipe, que não estudam e não se interessam, mas na descrição de cargos estava escrito: conhecer a Lei 8935 e a Lei 6015. Sério? O que eles precisam saber sobre o seu setor, o seu cargo e as suas tarefas. Seja específico.

Depois disso acesse o link abaixo e receba as trilhas de treinamento de cada cargo e cada tipo de cartório que estão disponíveis na Cartórioflix.

Distribua o roteiro ou trilha por cargo para cada funcionário e combine que todos os meses eles devem apresentar os cursos que concluíram para entrarem em conformidade com a sua expectativa para eles no cartório.

Se a trilha tem 40 cursos por exemplo, eles podem fazer um curso por semana. Se a trilha tem 20 cursos, é porque o seu cargo tem menos complexidade, então eles podem fazer um curso a cada quinzena. Crie as metas com cada um.

Você pode propor um prêmio trimestral para os funcionários que estudarem mais horas. Por exemplo: um cliente meu propôs R$ 100,00 a mais no ticket refeição dos funcionários que cumprirem suas metas. Outro cliente dá uma folga para quem cumpre a sua meta. Outros cartórios criam a prioridade de escolha das férias considerando a elite do estudo. Comemore. Elogie! Prestigie os funcionários que mais estudam. Nas reuniões, convide os seus funcionários da equipe de elite do conhecimento a falarem sobre o que aprenderam. Isso é fundamental para que o aprendizado se instale e não seja esquecido. Ensinar torna o aprendizado definitivo.

Por fim, quero te falar de constância. O primeiro ano será mais intenso. O segundo ano já será menos intenso, mas eles mesmos já estarão com o hábito instalado e poderão estudar na Cartórioflix apenas os cursos de atualização que sobem constantemente nas trilhas. Mas não esqueça que o programa de treinamento para os novos é muito importante para que eles peguem o conhecimento rapidamente e contribuam para a cultura do conhecimento do seu cartório.

Deixa nos comentários as suas dúvidas que poderei responder e te auxiliar neste programa de treinamento. Nos dias 26 e 27 de março de 2025 eu darei uma aula gratuita sobre esse tema: como implantar um programa de treinamento e criar uma equipe inteligente. Mas se você quiser se adiantar, começa com estas dicas e clica no link abaixo para receber as sugestões de trilhas da Cartórioflix para cada cargo e cada especialidade de cartório.

Eu te desejo boa sorte!

Sabrina Gomes Regra

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