Você, gestor de cartório! Conhece as pessoas que atendem e lavram atos em seu nome?

Erro: Pensar que tem especialistas e que os processos são feitos de forma eficiente e eficaz só porque a equipe tem muitos anos de cartório.

Procure saber o que cada um faz dentro do cartório, como faz e o seu grau de conhecimento para criar um plano de ação e colocar as pessoas certas no lugar certo.

Descreva cargos e funções para saber exatamente o que cada um faz no cartório e qual o grau de complexidade de cada tarefa. Assim você poderá atribuir o valor certo para cada cargo e iniciar uma política de cargos e salários coerente.

Além de saber o que cada um faz, procure saber o que estas pessoas estudaram para fazer o que fazem no cartório e como elas fazem. Acompanhar o grau de conhecimento e o índice de erros das pessoas que assinam em seu nome é fundamental para que você possa mitigar prejuízos e erros.

Saber quais cursos técnicos já foram feitos por cada funcionário e cruzar com o que você acha importante que esse funcionário saiba é muito importante para começar a rascunhar o seu programa de treinamento e desenvolvimento.

Além disso, com descrições de cargos você poderá recrutar novos talentos com muito mais assertividade!

 

Você, gestor de cartório! Já disse para a sua equipe o que é um bom atendimento e já estabeleceu as competências essenciais para o relacionamento com clientes no seu cartório?

 

Erro: Achar que todo mundo deveria saber o que é um bom atendimento

O obvio não é obvio! Explique como você quer que o cartório seja reconhecido. Fale sobre o que é um bom comportamento no atendimento e o que você não concorda e não quer ver no cartório.

 

 

Conheça os seus clientes. Conheça os empresários da cidade que você vai servir.

Entreviste os funcionários antigos e procure saber das peculiaridades daquela comunidade para poder criar planos.

Certifique-se de que os novos funcionários serão integrados e capacitados para manterem a cultura de qualidade no atendimento

 

Você, gestor de cartório! Conhece de verdade as contas do Cartório?

 

Erro: achar que todos os meses são iguais e não se preparar para os períodos de sazonalidade do ano no cartório

Você precisa olhar o passado como referência financeira e entender cada conta para não viver nenhuma surpresa.

 

Você não precisa gostar de finanças, mas tem que entender o básico de matemática para não perder o controle.

Olhe o histórico das receitas do último ano.

Conheça os meses que geram menos receitas na sua cidade.

Conheça todas as despesas do cartório.

Lembre-se que Receita menos despesa não é o seu salário. O seu salário é esse resultado (receita-despesa) descontados 27,5% para o seu carnê leão.

Dica: você precisa guardar pelo menos 1/12 da folha de pagamento e encargos por mês para ter fluxo de caixa para o final do ano.

 

Você, gestor de cartório! Conhece os processos que tratam dados pessoais no seu cartório?

 

Erro: Achar que se um dia todo mundo recebeu uma capacitação, você está em conformidade com a LGPD.

O Provimento 134 estabelece que você tem que atualizar os processos anualmente e capacitar a sua equipe continuamente.

 

Faz quanto tempo que você não olha os processos da LGPD e não confere se o seu Encarregado da Proteção de Dados – DPO está mantendo tudo atualizado?

Tem certeza de que as pessoas estão seguindo a política de proteção de dados que você publicou?

Lembre-se que não basta ter capacitado toda a equipe no ano passado. Sua equipe precisa estar atualizada, ou seja, se um processo muda, você precisa revisar os impactos desse processo na LGPD, atualizar as políticas e capacitar toda a equipe.

Se um funcionário novo entra no Cartório, você precisa se certificar que ele foi devidamente capacitado, para evitar perder a cultura de proteção de dados.

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